O Projeto Registrar realiza, nesta segunda-feira (29), mais uma etapa para retirar a identidade daqueles internos que não detêm o documento, essencial para exercer sua cidadania. Está é uma parceria entre a Secretaria da Justiça e a Secretaria da Segurança, que ocorre até esta terça-feira (30), na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, com a meta de beneficiar cerca de 90 internos com a emissão da nova identidade.
O gerente da unidade, Ari Filho, fala sobre a importância do projeto na vida dos internos. “Esta é uma oportunidade para eles, que não tiverem isso lá fora e aqui no sistema terão a oportunidade de tirar seu RG, é uma forma de reinseri-lo na sociedade.”
O auxiliar administrativo, Ajuri Dias, relata que a parceria entre as secretarias é essencial para levar um trabalho que é feito à sociedade, para dentro do sistema prisional, pois é um direito de todos. “A ideia é poder dar a cidadania para aqueles que estão reclusos e o estado está aqui cumprindo sua função de emitir os RGs, pois a maioria não tem. Essa assistência social nos orgulha e emociona, sabemos das dificuldades e estamos aqui trazendo essa cidadania para eles,” ressalta.