O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, juntamente com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Bopaer) e mais 17 brigadistas, continuam combatendo um incêndio florestal de grande proporção no município de Buriti dos Montes, Norte do estado. Desde a última quarta-feira (23-10) as equipes dos Bombeiros e Policia Militar encontram-se mobilizadas no combate às dezenas de focos espalhadas mata adentro.
Ate o momento, os bombeiros com o apoio dos brigadistas e o reforço da aeronave da PM, já conseguiram controlar parte do fogo, evitar que as chamas se alastrassem para as propriedades e comunidades rurais localizadas no entorno da mata seca.
De acordo com o comandante de operações dos Bombeiros Militar do Piaui, coronel Egídio Leite, as fortes rajadas de vento na região tem dificultado o trabalho das equipes, no entanto com os esforços e planejamento das forças militares e dos brigadistas, a previsão do Comando é que os focos sejam debelados completamente até o inicio da tarde deste sábado (26).
“Os fortes ventos tem sido nosso grande inimigo, porém as equipes da aeronave, dos bombeiros e os brigadistas não tem medido esforços para avançarem sobre as dezenas de focos no local, de forma conjunta e planejada, seguindo todas as normas de segurança e de combate a incêndios dessa natureza. Se for preciso, mandaremos mais reforço para o município e com isso, deveremos findar aquele fogo por completo o mais tardar até a tarde deste sábado”, disse o comandante de operações dos Bombeiros.
Militares do Bopaer se utilizam desde a bolsa de água do helicóptero da PM, abafadores e bombas costais para auxiliar no combate às chamas. Os bombeiros informaram que, mesmo com o tempo seco e o vento forte, os trabalhos tem avançado dentro do planejado.
“Por ser área de mata fechada e de difícil acesso, as equipes dos bombeiros vem tendo dificuldades para chegar por terra aos focos de incêndio, o que só é possível com o apoio da aeronave. Estamos monitorando a situação e recebendo boletins a cada duas horas para atualizar o andamento do combate e saber se estamos progredindo com as equipes que lá se encontram. No momento a determinação do nosso comandante, José Rêgo Arimatéia, é que as equipes só deixem o local quando todo o fogo for debelado”, destacou Egídio Leite.