Bombeiros Militar do Piauí completam quatro dias de combate a incêndio em Cocal dos Alves


Bombeiros Militares do 3º Grupamento Militar (GBM), localizado em Parnaíba, juntamente com brigadistas das cidades de Cocal do Alves e de Viçosa, no Ceará, completam na tarde desta quarta-feira (30), quatro dias trabalhando com o objetivo de controlar o incêndio de grandes proporções na região.

O fogo tem se intensificado pelas fortes rajadas de vento e com o avanço das chamas se aproximou de algumas propriedades rurais e residências localizadas no entorno da vegetação. 

Segundo o coordenador da operação, naquela cidade, Major Costa Silva, os bombeiros de Parnaíba, estão com os esforços concentrados nesta ocorrência, e uma média de 12 homens com mais 20 brigadistas dos dois estados, estão empenhados e combatendo o incêndio numa escala além do programado, com poucas horas de descanso, a fim de neutralizar as chamas e impedir que as mesmas avancem para o sentido das localidades no entorno do incêndio. 

“Nossa guarnição tem dado total apoio neste incêndio,  podemos afirmar, que até mesmo as escalas destes bombeiros foram deixadas de lado e a maioria deles estão trabalhando num rojão de praticamente 24 horas por dia, com poucas horas de descanso, tanto que mesmo com os fortes ventos, nós conseguimos impedir o avanço das chamas para o lado das comunidades que ali residem, neutralizando assim qualquer risco deste fogo trazer maiores riscos aqueles moradores de Cocal dos Alves”, garantiu o Major do Corpo de Bombeiros Militar.

Ainda de acordo com o Major Costa Silva, além dos bombeiros militares, o apoio dos brigadistas voluntários, tem sido muito importante neste período de temperaturas mais altas, o que contribui para o aumento das demandas tanto na região litorânea quanto nas regiões de mata seca em todo o Piauí. “Em determinadas ocasiões, nos deparamos com fogo de difícil acesso, no entanto, a ajuda de brigadistas como o pelotão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas da própria cidade que foram devidamente treinadas conseguem combater este fogo de modo que o mesmo seja redirecionado até um certo ponto onde as viaturas de kit contra incêndio, os caminhões -Bomba Tanque  até mesmo carro pipa, possam se aproximar e ali ter um reforço mais direto com a ajuda das mangueiras e dos reservatórios de água instalados nesses veículos”, explicou o Major.

O fogo no município iniciou no dia 26 de outubro, mas de acordo com o coordenador da operação, Major Costa Silva, até o momento não chegou a atingir nenhuma propriedade rural, nem casas. Conforme relatório diário da situação, o fogo está sob controle e sem vítimas.