Os alunos da rede estadual de ensino se destacaram na VI Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), conquistando 91 das 98 medalhas disponíveis no nível 5 da competição. As quatro medalhas de ouro foram obtidas por estudantes de escolas da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), além de 58 medalhas de prata e 29 de bronze.
“Esse excelente desempenho destaca a importância da implementação da disciplina de educação financeira em nossas escolas. É um resultado que nos enche de orgulho e comprova que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
A disciplina de educação financeira foi incorporada ao currículo das escolas estaduais no início de 2024 para os estudantes do 1º ano do ensino médio e será expandida para outras séries a partir de 2025.
Danilo Lira, professor de educação financeira da rede pública estadual, celebrou o resultado alcançado no primeiro ano de implantação da disciplina. “Esse resultado é um marco para o projeto de Educação Financeira. Ele demonstra que, com o devido investimento e suporte aos nossos alunos, é possível obter resultados extraordinários em pouco tempo. As 91 medalhas conquistadas refletem o potencial e o comprometimento dos estudantes Seduc”, ressaltou o docente.
Os medalhistas de ouro são:
- Keila Silva Maia, do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio
- Maria Beatriz Cardoso Araújo, do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio
- Luis Henrique Rodrigues Lopes, do Ceti Landri Sales, em Teresina
- Maria Eduarda Soares Borges, do Ceti Landri Sales, em Teresina
Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF)
A OBEF é realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de promover o ensino de educação financeira nas escolas de todo o Brasil.
Além do aprendizado, a competição, que abrange escolas públicas e privadas de todos os estados, ofertará um curso, oferecido pela UFPB, de educação financeira para todos os medalhistas da edição.