A Expo Favela Innovation Piauí, maior feira que conecta negócios nas favelas, foi aberta nesta sexta-feira (1) com a participação de 60 empreendedores de vários municípios do estado. O evento conta com a participação de convidados nacionais que irão ministrar palestras. O chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e os secretários Washington Bandeira (Educação), Relações Sociais (Núbia Lopes) e José Neto Monteiro (Turismo) participaram da abertura. O evento da Cufa acontece no Sesc Cajuína hoje e amanhã.
Um dos serviços que está sendo mostrado é o "Conselheiro Virtual", que é um aplicativo criado por estudantes de Pio IX que ajudará a combater a ansiedade e a depressão nas escolas. O App está em teste e foi construído por cinco estudantes da Escola Nossa Senhora do Patrocínio, de Pio IX, com orientação do professor Diógenes Vieira.
"O Conselho Virtual foi desenvolvido para ajudar as pessoas que têm ansiedade e depressão na escola e a gente buscou fazer uma simples solução, que é você conversar com ele através de um App com 100% de privacidade e total segurança para o usuário", informou o estudante Kayky de Sousa, de 18 anos.
O presidente da Cufa no Piauí, Valciãn Calixto, ressaltou que o Brasil tem mais de 13 mil favelas e movimentam uma economia de R$ 212 bilhões.
"Estamos aqui também conectando esses empreendedores, pois muitos deles não se conheciam. E, às vezes o produto de um é a solução do outro. Então, a gente promove o network, faz essa conexão, apresenta OS empreendedores a potenciais investidores e instituições que qualificam", disse Valciãn Calixto.
O ministro Márcio Macedo ressaltou que o Cufa vem ajudando a desenvolver a economia popular e que o governo federal é parceiro da central.
O secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira, ressaltou que 15 projetos de escolas da Seduc estão sendo expostas e que a Educação tem o apoio para o evento.