Servidores da Prefeitura se unem em aula presencial do curso sobre urgência climática

Nesta segunda-feira (23), os servidores da Prefeitura de Teresina que estão inscritos no curso “Urgência Climática: implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis” tiveram o primeiro encontro presencial. Até então, as aulas estavam sendo virtuais. Por intermédio da Agenda Teresina 2030, a capacitação é oferecida pelo Instituto Lincoln de Políticas do Solo, com apoio do WRI Brasil e da Frente Nacional de Prefeitos, do Fórum Unicidades e do Ministério das Cidades.

Ela tem como finalidade desenvolver nos gestores da Prefeitura habilidades e estratégias para a formulação e implementação de políticas públicas específicas de redução dos riscos e efeitos em decorrência da urgência climática, e ainda promover a formação de uma comunidade profissional ativa no compartilhamento de experiências e conhecimentos na gestão da crise.

“Estamos muito satisfeitos com o engajamento dos servidores nessa temática, que é tão relevante para nossa cidade. A Agenda Teresina 2030 acaba de entregar para a população o Plano de Ação Climática, documento que passa a nortear toda a formulação de políticas públicas voltadas para a resiliência, medidas de adaptação e mitigação da urgência climática. E esse curso é consonante com o plano”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, departamento vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação.

Participam do curso gestores da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan; Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semam; Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas – Semcaspi; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Semdec; Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – Strans; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Semduh; e Fundação Municipal de Saúde – FMS.

Além de Teresina, integrantes do setor público de Belém, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Recife, Ribeirão Preto e Salvador também integram os inscritos no curso.