A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma caixa com 50 refis de essência para cigarros eletrônicos em um ônibus na BR-135, no município de Bom Jesus, no Sul do Piauí. A apreensão ocorreu na última sexta-feira (4).
Os policiais rodoviários federais realizaram uma vistoria no veículo e encontraram um recipiente com três comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidas como rebite, utilizadas pelos motoristas como inibidor de sono, e três papelotes de maconha. Em outra bagagem, foram encontrados os insumos para cigarros eletrônicos. Questionado, o motorista informou que se tratava de uma encomenda para um cliente na cidade de Oeiras.
Cigarros eletrônicos, “vapes” ou “pods”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), sancionou um projeto de lei que proíbe o uso de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços fechados e ambientes de uso coletivo, públicos e privados na capital. A lei foi publicada no Diário Oficial do município.
A lei é de autoria do vereador Dudu (PT) e foi pensada com o objetivo de preservar a saúde pública e, principalmente, de quem não utiliza o cigarro eletrônico. Ela foi aprovada pela Câmara Municipal de Teresina em setembro do ano passado.
O Brasil proíbe a comercialização de cigarros eletrônicos e dos seus insumos, de acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A importação e propaganda desses produtos também são proibidos.