Equipes do Procon realizam na manhã desta sexta-feira (25) fiscalização a postos de combustíveis em Teresina. O Procon recebeu denúncias de que os postos estão cobrando preços abusivos no combustível.
"Estamos verificando uma justificativa na elevação desses preços. É uma margem de lucro chegando a mais de 20%, esses postos estão sendo autuados, notificados e devem ser apresentados em 15 dias notas fiscais e esses postos são passíveis de multa que vai até 10 milhões de reais. Esse aumento simultâneo colocado por parte dos postos caracteriza pratica abusiva", informou o chefe de Fiscalização do Procon, Arimateia Leão.
Segundo Arimateia, os donos do postos afirmam que o aumento ocorre devido a uma "mera previsão de custo, ou seja, o lucro estava muito baixo, eles tinham reduzido o preço e agora estão só atualizando o preço dos combustíveis. Mas informo que no momento não tem nenhuma previsão legal de aumento nas refinarias. O Procon entende que como nós estamos na véspera de carnaval e o consumo aumenta muito eles estão elevando esse preço".