Homem é preso usando duas tornozeleiras eletrônicas ao mesmo tempo em Timon

Samuel Janderson da Silva Nascimento foi preso nesta quarta-feira (16) em Timon, suspeito de roubo. Esta é pelo menos a terceira prisão do rapaz pelo mesmo crime no Piauí e no Maranhão desde 2021, além de uma prisão por tráfico. Contudo, desta vez, o rapaz utilizava ao mesmo tempo duas tornozeleiras eletrônicas.

Ainda não há informações sobre o motivo do duplo monitoramento. Até o momento, não há posicionamento sobre o caso. 

Prisões

Samuel Janderson mora em Timon (MA), cidade vizinha a Teresina, e além de prisões na cidade marenhense, foi preso na capital piauiense há cerca de um mês, em 24 de fevereiro.

No dia da autuação em flagrante, a prisão foi homologada, mas não foi convertida em preventiva pelo Juiz(a) de Direito Substituto da Central de Custódia de Teresina, Alexsandro de Araújo Trindade.

Ele considerou a medida desproporcional, já que não era possível comprovar o envolvimento de Samuel no caso denunciado. Em vez disso, foram impostas medidas cautelares, incluindo o monitoramento eletrônico, que já era feito.

Quebra de sigilo de monitoramento

De tão reiterada a prática com o uso da tornozeleira, há menos de 10 dias a justiça do Maranhão autorizou a quebra de sigilo de monitoramento eletrônico de Samuel Janderson e outros seis homens, réus em um processo por tráfico e associação para o tráfico.

Na decisão do juiz Edmilson da Costa Fortes Lima consta que a investigação policial do caso percebeu que vários investigados com monitoramento eletrônico não estavam cumprindo as medidas para permanecerem em liberdade, sendo a principal delas parar de cometer crimes.