Mourão diz que divulgação de vídeo pró-ditadura foi decisão de Bolsonaro

O presidente em exercício Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira que a divulgação do vídeo que trata o golpe de 1964 como um momento da história em que oExército “salvou” o Brasil, compartilhado no domingo pelo Palácio do Planalto via aplicativo de mensagens de celular, foi decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Num tom consonante com as declarações de Bolsonaro sobre a ditadura, o material foi encaminhado a jornalistas por um telefone da Secretaria de Comunicação da Presidência. Questionado pela reportagem do GLOBO sobre a procedência e a decisão de divulgar o vídeo, o órgão não respondeu até o momento. No domingo, informou apenas que não comentaria o teor da peça.

De saída do gabinete da Vice-Presidência no fim da manhã, Mourão foi questionado pelo GLOBO se achava adequado o Planalto ter divulgado o material no dia em que o golpe completou 55 anos e respondeu apenas que foi “decisão do presidente”. A reportagem então repetiu a pergunta, ao que o presidente em exercício confirmou:

— Decisão do presidente. Foi divulgado pelo Planalto, é decisão do presidente.

Informado que a Secretaria de Comunicação ainda não divulgou de onde partiu o vídeo, ele devolveu a pergunta:

— Também não sabe? — e disse não ter assistido ao vídeo.

Procurada, a assessoria da Presidência informou que não irá comentar a declaração de Mourão.

Na peça, um senhor diz que quem tem a idade dele se lembra de um momento de “escuridão” para o país. Descreve essa época como um “tempo de medos e ameaças”, em que os “comunistas prendiam e matavam seus compatriotas”. Sugere aos jovens que consultem jornais e filmes do período para saber que “havia medo no ar”, “greve nas fábricas”, “insegurança”. O narrador diz, então, que o Brasil se “lembrou” que “possuía um Exército” e, segundo ele, o povo conclamou pela ação dos militares.

Fonte: O Globo