Morre Myriam Nogueira Portella, mãe da deputada federal Iracema Portella

Morreu na tarde desta terça-feira (07) a ex-deputado federal pelo Piauí, Myriam Nogueira Portela Nunes, aos 87 anos. Ela é mãe da deputada federal Iracema Portella, e estava internada há pelo menos duas semanas com pneumonia, em um hospital particular de Teresina.

Em mensagem publicada nas redes sociais e direcionada à mãe, a deputada Iracema Portella disse: “Não consigo agora pensar muito para escrever, mas meu coração agora é só gratidão e amor Por tudo que ela sempre representou pra mim (…)”

O senador Ciro Nogueiras também usou as redes sociais para homenagear Myriam. Em sua publicação ele a descreveu como “uma grande mulher e uma notável pessoa pública”. Veja:

Vida pública

Myriam Nogueira Portella Nunes, era formada em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi funcionária do Tribunal Regional Eleitoral, presidente da Federação das Bandeirantes do Brasil, primeira-dama do estado do Piauí durante o governo de Lucídio Portela, presidindo a Comissão de Assistência Comunitária (CAC), precursora do Serviço Social do Estado (SERSE) e da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Myriam Portella disputou sua primeira eleição como candidata à prefeitura de Teresina pelo PDS em 1985, ficando em terceiro lugar. Em 1986 foi eleita deputada federal. Ela foi primeira mulher piauiense a chegar na Câmara Federal e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Carta Magna de 1988. 

Pouco antes das eleições presidenciais de 1989, se filiou ao PSDB, e presidiu o PSDB Mulher no estado. Partido no qual permaneceu até hoje.

Em 1993, foi nomeada secretária da Criança e do Adolescente na terceira administração Wall Ferraz e permaneceu no cargo por oito anos.

Leia nota oficial emitida pela família

A família da ex-deputada federal Constituinte Myriam Nogueira Portella comunica seu falecimento na tarde de hoje, 07/04/2020. Myriam Portella foi deputada federal Constituinte e a primeira deputada federal pelo estado do Piauí. Foi primeira-dama do Estado entre os anos de 1979 a 1983, quando casada com o ex-governador Lucídio Portella Nunes; secretária municipal da Criança e do Adolescente em Teresina e dirigiu o diretório do PSDB na capital do Piauí. 

Durante toda a sua trajetória na vida pública, realizou um grande trabalho social e foi responsável pela criação da Casa da Zabelê, instituição de apoio a meninas em situação de rua e de risco em Teresina. 

Dona Myriam Portella tinha 87 anos e estava internada em um hospital de Teresina com pneumonia. 
Não será possível a realização de velório, devido ao momento de quarentena em todo o país. A despedida será restrita aos familiares. 

A ex-deputada deixa filhos, netos e bisnetos.