Apesar da vitória do governista Dr. Ailton para a Prefeitura de Oeiras, a oposição na cidade permanecerá forte, agora respaldada por membros ligados ao próprio governo. O deputado federal Georgiano Neto anunciou que nomeará o ex-prefeito José Raimundo como diretor-geral do Dnocs no Piauí. Com o cargo, José Raimundo terá a oportunidade de fortalecer a oposição local enquanto realiza obras na região, mantendo uma posição estratégica dentro do governo federal petista. Essa movimentação, que consolida o avanço do PSD no estado, promete gerar muitas discussões nos bastidores políticos.
Treta entre Samantha e Ismael continua
O secretário de Educação de Teresina, vereador licenciado Ismael Silva, entrou em conflito com Samantha Cavalca, suplente que assumiu sua vaga. Ismael tentou oferecer o mesmo acordo feito por outros vereadores licenciados, cedendo 30% da estrutura do gabinete ao suplente que ocupa a cadeira. No entanto, Samantha recusa qualquer divisão, alegando que, ao assumir, quer o gabinete completo e acionou até a Procuradoria da Câmara para respaldar sua posição. Se Ismael desistir de se licenciar, o principal afetado será o segundo suplente, Pedro Alcântara, que perderá a vaga deixada pelo licenciamento do vereador Aluísio Sampaio, atual secretário de Meio Ambiente. Nos bastidores, há rumores de que o prefeito já orientou Ismael a focar exclusivamente na gestão da Secretaria de Educação, deixando as disputas políticas para depois.
Ciro diz que Trump é a luz da democracia e que Brasil entra no relógio da direita
O senador Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, um dos maiores partidos do Brasil, declarou em suas redes sociais que a posse do presidente americano Donald Trump representa “uma luz da democracia para a América”. Ciro afirmou ainda que, a partir de agora, o Brasil “entrará no relógio da América”, sugerindo que o país retomará o comando político da direita. A declaração reforça o fortalecimento do movimento conservador no Brasil, que, segundo Ciro, está “mais forte do que nunca”.
Evaldo busca abrigo no PT e aposta em chapa federal pelo Solidariedade
O deputado Evaldo Gomes, que foi o último eleito em 2022 com pouco mais de 20 mil votos, já vislumbra dificuldades para 2026, com sua chapa estadual enfraquecida. Sem apoio para formar uma base sólida — já que ninguém quer “fazer escada” para ele —, Evaldo procura abrigo no PT ou em outro partido da base aliada. Paralelamente, o parlamentar articula uma chapa competitiva para a Câmara Federal, apostando em uma federação entre Solidariedade e Agir em nível nacional. Entre os nomes cogitados estão Wilson Martins, Franzé Silva, sua filha Fernanda Gomes e ele próprio. Mesmo sabendo que o ex-senador João Vicente Claudino (JVC) não será candidato, Evaldo coloca o nome dele como uma forma de “enfeitar” a chapa. Fernanda Gomes deve assumir o comando do Solidariedade, enquanto Evaldo tenta consolidar sua transição para outra sigla.
Trump toma posse e promete tornar os EUA líder mundial
O presidente Donald Trump assumiu o comando dos Estados Unidos com um discurso marcado por promessas de promover prosperidade no país, com efeitos que poderiam se estender a outras nações. Ele enfatizou que sua prioridade será colocar os interesses dos EUA em primeiro lugar, anunciando medidas como cortes de impostos, imposição de tarifas em outros países e a adoção de uma política econômica de “mão dupla”. Trump também destacou questões sociais e culturais, declarando que só reconhece os gêneros masculino e feminino “como definidos pela natureza” e prometendo combater a imigração ilegal através da fronteira com o México. O novo presidente reafirmou seu compromisso em defender sua visão de uma “América forte” e sugeriu que outras nações deveriam adotar medidas semelhantes para garantir sua prosperidade. Apesar disso, Trump afirmou que quem buscar progresso e aliança poderá contar com os Estados Unidos sob sua liderança.
Franzé faz transição da Alepi endividada para Severo
Teve início ontem (20) a transição da gestão endividada do deputado Franzé Silva (PT) para o próximo presidente do Legislativo estadual, deputado Severo Eulálio (MDB). Severo herda uma Assembleia Legislativa marcada por dívidas e pela gestão considerada desastrosa do PT. Ele já afirmou que sua prioridade será concluir a reforma do prédio, obra que originou grande parte dos problemas financeiros na gestão de Franzé. Como ambos são aliados, a transição deve ocorrer sem conflitos. Severo também confirmou que o ex-vereador Evandro Hidd assumirá a direção-geral da casa. Conhecido por seu perfil moderado e organizado, espera-se que Severo conduza uma gestão mais equilibrada.
Luciano volta ao Karnak em busca de espaço para tucanos
O presidente estadual do PSDB, Luciano Filho, que liderou tucanos em apoio a Fábio Novo na disputa eleitoral — sem sucesso — pelo Palácio da Cidade, esteve em reunião com o secretário de governo, Marcelo Noleto. Apesar de o prefeito Dr. Pessoa negar, há rumores de que o grupo foi orientado a retornar apenas em 2025 para tentar acomodar a “turma da kombi”. No entanto, tudo indica que essa definição ficou para depois das festas juninas, tradicionalmente marcadas por balões, que talvez também representem os planos adiados de Luciano, Said e Lucianinho.