Karnak começa a jogar descartada de Themístocles para Wellington Dias.

Nos corredores do Karnak, o burburinho político não para. A saída de Themístocles Filho da chapa majoritária para 2026 , ventilada com cada vez mais força  estaria sendo atribuída, discretamente, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Fontes ligadas ao grupo político do governador Rafael Fonteles, os chamados “Rafaboys de poder”, dizem que o recado foi dado de forma velada, mas clara: o nome para vice na próxima chapa precisa cumprir uma exigência feita por Wellington Dias  não pode disputar reeleição. E mais: Themístocles também estaria vetado, independentemente do compromisso. Se confirmada, essa seria a segunda vez que Wellington dá um “balão” em Themístocles. A primeira foi em 2018, quando o então governador chamou o deputado de “meu vice” e, no mesmo dia, colocou Regina Sousa no lugar. Agora, ao que tudo indica, Tetê pode estar prestes a levar o segundo corte  e se vier um terceiro, já pode até pedir música no Fantástico. Entre aliados de Wellington Dias, porém, a versão é outra: dizem que a rasteira partiu mesmo foi do governador Rafael Fonteles, que enfrenta um crescente desgaste e estaria tentando jogar a responsabilidade no colo do ministro para não se queimar com o MDB. Afinal, o jogo dentro do PT já é duro entre eles imagine para Themístocles, que nem petista é. A movimentação nos bastidores mostra que a disputa interna já começou, e a formação da chapa governista de 2026 promete emoções dignas de novela  ou, quem sabe, de jogo político com replay.

Prefeito do Norte renuncia para disputar vaga na Alepi


O prefeito do município de Nossa Senhora dos Remédios, no Norte do Piauí, José Fernando, renunciou ao mandato nesta terça-feira (22). A decisão foi antecipada, já que ele poderia permanecer no cargo até abril do próximo ano. José Fernando vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nas eleições de 2026 e deve deixar o PSD para se filiar ao Progressistas. Na eleição passada, José Fernando obteve quase 5 mil votos, mas o número ainda está bem abaixo dos cerca de 25 mil votos necessários para conquistar uma cadeira na Alepi, segundo estimativas eleitorais. Com a renúncia, quem assumiu o comando da prefeitura foi o vice-prefeito Carlos Ribeiro, conhecido como Cearense.

Margarete Coelho critica governo e afirma que Piauí vive “cortina de mídia". 

 

A ex-deputada federal Margarete Coelho, cotada como principal nome da oposição ao Palácio de Karnak nas eleições de 2026, fez duras críticas à atual gestão estadual em entrevista recente à imprensa. Segundo ela, o Piauí vive sob uma “cortina de mídia”, com uma realidade maquiada pela propaganda institucional. Margarete destacou que, apesar do discurso oficial de progresso, o estado segue em segundo lugar no ranking nacional de pobreza e ainda possui os menores salários do país para professores e policiais militares. A ex-parlamentar também criticou a falta de investimentos no abastecimento de água, apontando que os últimos avanços relevantes nessa área ocorreram ainda nos governos de Freitas Neto e Mão Santa, na década de 1990. Sem poupar críticas, ela insinuou que até o atual governador, Rafael Fonteles, é parte de uma engrenagem que herdou e mantém os mesmos problemas históricos. A fala evidencia o tom mais firme que Margarete deve adotar na pré-campanha, sinalizando que pretende bater de frente com o grupo que comanda o estado há quase duas décadas.

Vereador Zé Filho critica limpeza urbana em Teresina, mas é cobrado por ausência em meio à crise. 

Fonte: Portal Encarando 


O vereador Zé Filho usou a imprensa para criticar a gestão da limpeza pública em Teresina, afirmando que a Prefeitura chegou a melhorar a coleta de lixo e os serviços de capina e varrição nos meses de janeiro e fevereiro, mas que, desde então, a capital voltou a enfrentar problemas graves com acúmulo de lixo e abandono em áreas públicas. “A cidade está suja novamente, e os vereadores estão sendo cobrados pela população, mas não vemos providências da Prefeitura”, afirmou o parlamentar, visivelmente incomodado com a situação. Apesar da crítica contundente, um detalhe chamou a atenção: enquanto os debates sobre lixo, abastecimento de água e denúncias de rombo na gestão municipal ganhavam força, o vereador acompanhava o Flamengo, seu time do coração, em viagem aos Estados Unidos. A ausência gerou comentários entre colegas de plenário e parte do eleitorado, que enxergaram contradição nas cobranças feitas por Zé Filho. Nos bastidores, a situação foi comparada a “história do sujo falando do mal lavado”, uma expressão popular que circulou em grupos políticos e redes sociais após a repercussão da fala do vereador.

PL de Junqueira se movimenta e filia nomes populares no Piauí. 

Fonte:Pl Piauí 

O PL do Piauí, agora sob a liderança do produtor rural Tiago Junqueira, começa a se movimentar com força nos bastidores da oposição. Após receber a missão de disputar o Senado ao lado de Ciro Nogueira, Junqueira tem articulado a montagem de uma base sólida para fortalecer o partido nas chapas proporcionais. Nesta semana, o PL filiou o jornalista e ex-vereador de Altos, Tony Rodrigues, um nome conhecido no interior e que agrega valor político à legenda. Embora Rodrigues ainda não tenha confirmado candidatura, sua filiação é vista como uma aposta para as eleições proporcionais de 2026. Nos bastidores, a informação é de que o partido deve abandonar a ideia de lançar candidatura ao Governo do Estado, concentrando seus esforços na disputa pelo Senado e na formação de uma bancada forte na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. A movimentação sinaliza uma estratégia de foco e fortalecimento da oposição ao grupo que comanda o estado, com o PL buscando ampliar sua representatividade a partir de nomes populares e com potencial de voto.