Ministério Público Eleitoral está de olho nos institutos de pesquisas

A coluna tomou conhecimento de que o Ministério Público Eleitoral começou a monitorar institutos de pesquisas no estado. Chegou até nós a informação de depoimentos de pesquisadores de campo que estranham que os dados coletados nem sempre condizem com os divulgados. Embora as pesquisas, no ano eleitoral, precisem ser registradas e assinadas por um profissional da estatística, que é o responsável, mesmo assim tem havido muita discrepância nos números das pesquisas. Pelo menos dois institutos estariam sendo acompanhados de perto em suas sondagens. A coluna apurou que o Instituto Credibilidade e o Sensus estariam recebendo esse acompanhamento. Tomara que a Justiça aja logo, pois o eleitor está cada vez mais confuso com a avalanche de pesquisas.

Silvio tem acompanhado seu vice Jeová na agenda

Fonte: redes sociais 

O pré-candidato Silvio Mendes, como noticiou a coluna, estava com agenda separada de seu vice Jeová Alencar, mas nos últimos dias os dois têm estado colados um no outro. Principalmente na zona sul, é visível o crescimento do candidato do União Brasil. Há quem diga que os números que pertenciam anteriormente a Alencar nas pesquisas eleitorais já tenham migrado para Mendes.

Infelizmente, o jornalismo no Brasil está se tornando uma militância

Fonte: reprodução internet / Fábio Novo X Silvio Mendes

Os extremos da política no país têm cooptado ou apaixonado profissionais de imprensa em todo o país. Não está fácil encontrar informações sem sequer uma pitada de militância. No Piauí, não é diferente. Na polarização da eleição de Teresina, por exemplo, formaram-se verdadeiras torcidas organizadas. São raros os casos de jornalista imparciais e que acabam sendo perseguidos por não seguiu a vontade dos poderosos. Dá saudade do jornalismo imparcial e vibrante.

Sai Castro Neto e entra Marcelinho

Marcelinho e Castro Neto

Tudo indica que nas eleições estaduais de 2026, a poderosa família política empresarial do senador Marcelo Castro e seu filho, o deputado federal Castro Neto, fará mudanças nas cartas familiares nas urnas. O deputado Castro Neto, que não foi bem aceito pelos currais eleitorais, é visto pelos líderes como alguém muito disperso e que dá pouca atenção às bases. Por isso, o astuto Marcelo Castro já teria decidido substituí-lo por seu outro filho, Marcelinho, que atualmente ocupa a superintendência da Condevast no Piauí.

Nunes e Tarcísio refugam Trabulo Jr

Ciro e Trabulo 

O influente presidente do Progressistas no Brasil, Ciro Nogueira, não tem conseguido equacionar a rejeição das gestões paulistas a seu afilhado , Trabulo Júnior. Na cidade de São Paulo o prefeito Nunes do MDB, chegou a pedir que Júnior  pedisse demissão do cargo de chefe de gabinete que ocupava. O governador Tarcísio do Republicanos tem resistido a abrir espaço para o protegido de Ciro Nogueira. Trabulo hoje está sem cargo público e avançando na iniciativa privada, com a compra de franquias milionárias e imóveis na região de Brasília e São Paulo. A rejeição dos governos paulistas a Trabulo não encontra justificativa em inoperância, pois Junior, ao contrário do cenário político, conseguiu se tornar, surpreendentemente, um homem de posses e empreendedor.

O HGV está caminhando para se tornar um HUT

HGV

Pacientes e familiares têm reclamado bastante das precárias condições em que se encontra o Hospital Getúlio Vargas em Teresina. Segundo relatos, o maior hospital do estado enfrenta problemas que vão desde a falta de insumos até a limpeza, o que assusta aqueles que necessitam dos serviços do antigo HGV. Desse jeito, logo estaremos não apenas aqui reclamando do abandonado HUT do município, mas também clamando por melhores condições no Hospital Getúlio Vargas do Estado.