Fim do 1º turno: Brasileirão se divide em 3 blocos com Flamengo líder

A 19ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou na noite desse domingo (15/09/2019) com o São Paulo perdendo a grande chance de encostar novamente nos líderes. O empate por 1 x 1 contra o CSA no encerramento do 1º turno empurrou o Tricolor para fora do G4, o que o mantém com o rótulo de “azarão” em relação ao título.

Após os 10 jogos disputados no fim de semana, o término do 1º turno do Brasileirão destaca a tabela em três blocos bem definidos: Flamengo (42), Palmeiras (39) e Santos (37) compõem o dos favoritos na briga pelo título; Internacional (33), Corinthians (32), São Paulo (32), Bahia (31), Grêmio (28), Atlético-MG (27), Botafogo (27) e Athletico-PR (26) são fortes candidatos a disputa até o final por uma vaga no G6; e do Vasco (12º) para baixo, o sinal de alerta está mais do que ligado contra o rebaixamento.

Confira um resumo dos jogos deste fim de semana!

Flamengo 1 x 0 Santos (sábado, no Maracanã)
O duelo que abriu os trabalhos na 19ª rodada foi exatamente o que definiu o título simbólico do 1º turno do Brasileirão. Então líder e vice-líder do Nacional, Flamengo e Santos levaram a sério o “troféu” da primeira metade da competição. A tensão provocou mais erros do que as equipes costumam apresentar, mas não o suficiente para atrapalhar a pontaria do artilheiro da competição. Gabigol marcou o gol da vitória do time carioca por 1 x 0 ainda na primeira etapa, o 16º dele na competição. Com a derrota, o Santos acabou perdendo a segunda posição para o Palmeiras.

Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro (sábado, no Allianz Parque)
Após um período de crise, o qual resultou na troca de comando de Felipão para Mano Menezes, o Palmeiras reencontrou o equilíbrio e engatou a terceira vitória consecutiva. No sábado (14/09/2019), bateu o Cruzeiro por 1 x 0, e passou o Santos na classificação. Agora é o vice-líder, somente três pontos atrás do Flamengo.

Chapecoense 1 x 2 Vasco (sábado, na Arena Condá)
Depois de duas derrotas – a última delas em casa para o Bahia –, o Vasco conseguiu a reabilitação no Campeonato Brasileiro ao vencer a Chapecoense, por 2 x 1, no sábado (14/09/2019) à noite. O time carioca chegou aos 23 pontos, em 12º lugar. A Chapecoense continua com 14 pontos, na vice-lanterna, e promete apresentar um novo técnico nesta segunda-feira (16/09/2019).

Ceará 0 x 0 Botafogo (sábado, no Castelão)
Com uma postura cautelosa, o Botafogo segurou o empate sem gols com o Ceará no último jogo do sábado (14/09/2019). O time carioca chegou aos 27 pontos, a três da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. O Ceará, que foi para o seu quinto jogo sem vitória, ficou estacionado nos 22 pontos, ainda com uma certa distância da zona de rebaixamento.

Atlético-MG 1 x 3 Internacional (domingo, no Independência)
O Atlético-MG perdeu força na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro a parece não se encontrar mais. Na manhã de domingo (15/09/2019), mesmo jogando em casa, diante de um Independência lotado, a equipe mineira foi derrotada pelos reservas do Internacional, por 3 x 1, e somou a quinta derrota consecutiva na competição. Já o time Colorado, finalista da Copa do Brasil deste ano, mostrou a força do elenco e que irá brigar entre os líderes até o final.

Athletico-PR 0 x 1 Avaí (domingo, na Arena da Baixada)
O Avaí surpreendeu até o torcedor mais otimista e conquistou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Athletico-PR pelo placar de 1 x 0, fora de casa, no domingo (15/09/2019) pela manhã. O time catarinense superou os reservas da equipe paranaense, que está focada na decisão da Copa do Brasil, contra o Internacional. O Furacão se mantém no meio da tabela e vê a briga para chegar à Libertadores via Nacional ficar mais complicada.

Fluminense 1 x 0 Corinthians (domingo, no Mané Garrincha)
Fluminense e Corinthians ignoraram o forte calor e o clima seco de Brasília ao protagonizarem um jogo bastante animado no Mané Garrincha. Em situações adversas na tabela do Brasileirão, as duas equipes viam na partida desse domingo (15/09/2019) uma chance de se firmar no objetivo da temporada: os paulistas de se manterem na briga pelo título da competição e os cariocas de se livrarem do rebaixamento à Série B. Ninguém esperava, porém, que a partida, vencida pelo Fluminense por 1 x 0, fosse decidida em uma falha clamorosa do goleiro Cássio. o frango do goleiro corintiano frustou os planos do time paulista, que ficou fora do G4 no término do turno. Já o Tricolor deixou a zona de rebaixamento.

Bahia 1 x 1 Fortaleza (domingo, na Arena Fonte Nova)
O Bahia encerrou a série de três vitórias seguidas e perdeu a chance de fechar o primeiro turno dentro do G6 do Campeonato Brasileiro. Na tarde de domingo (15/09/2019), o time de Salvador saiu atrás no placar, mas buscou o empate por 1 x 1 com o Fortaleza, na Arena Fonte Nova, pela 19ª rodada. O resultado não era o que as equipes esperavam, mas também não causou grande prejuízo. O Bahia se manteve na sétima colocação e o Fortaleza distante quatro pontos da zona de rebaixamento.

Grêmio 3 x 0 Goiás (domingo, na Arena do Grêmio)
No dia em que completou 116 anos, o Grêmio precisou de apenas um tempo para decretar a vitória sobre o Goiás. Em tarde inspirada nesse domingo (15/09/2019), o time comandado por Renato Gaúcho fez os três gols da vitória por 3 x 0 ainda na primeira etapa. A vitória recoloca o Tricolor gaúcho em condições de brigar por uma vaga na Libertadores em 2020. Já o Goiás, que somou a terceira derrota consecutiva, se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento: é o 15º, com 21 pontos.

São Paulo x CSA (domingo, no Morumbi)
Reforçado de Pablo, Pato e Hernanes, o São Paulo vivia a expectativa de reencontrar o caminho das vitórias após três rodadas sem vencer, mas foi surpreendido pela aplicação do CSA. No encerramento da rodada e do turno, o Tricolor por pouco não deixou o Estádio Morumbi com derrota nesse domingo (15/09/2019), mas conseguiu achar um gol aos 41 minutos do segundo tempo para empatar por 1 x 1. Com o resultado, caiu para a sexta colocação, com 32 pontos. Já o time alagoano volta para casa com um ponto somado e a esperança de que pode deixar a zona de rebaixamento. Agora com 16 pontos, está a dois de deixar o grupo dos quatro últimos.

Fonte: Metrópoles