Sulli, ex-integrante do grupo de K-Pop f(x), é encontrada morta dentro de casa

Ex-integrante do grupo de K-pop f(x), a artista Choi Jin-ri, mais conhecida por seu nome artístico Sulli, foi encontrada morta por volta das 15h20 desta segunda-feira (3h20 no horário de Brasília), em sua residência na cidade de Seongnam, na Coreia do Sul. Ela tinha 25 anos (na idade internacional). Sulli era reconhecida como uma feminista, que abraçava a causa dos direitos das mulheres em um país considerado conservador no âmbito social.

Segundo a emissora coreana “SBS”, a delegacia de Seongnam apurou as circunstâncias da morte da jovem e encontrou indícios de suicídio. A polícia informou ainda que Sulli sofria de depressão.

O ocorrido movimenta as redes sociais na manhã desta segunda-feira e o nome da cantora e atriz alcançou o topo dos assuntos mais comentados do Twitter, com cerca de 1,95 milhão de menções por volta das 10h. Fãs lamentam o episódio e algumas fanbases de K-pop anunciaram que não farão divulgações de outros grupos ao longo do dia, em respeito ao trágico evento. Outros relembraram casos semelhantes ao de Sulli, como um que chocou os admiradores do gênero musical em 2017.

De acordo com o “The Korea Herald”, o acionamento à polícia foi feito pelo empresário da jovem, que afirmou ter falado com a cantora por volta das 18h30 deste domingo (6h30 no horário de Brasília).

Sulli estreiou em 2005 como uma atriz mirim em Ballad of Seodong e, em 2009, começou a cantar pelo grupo f(x), agenciado pela SM Entertainment, que fez o conjunto dar uma pausa na carreira em 2014, após as integrantes serem alvo de comentários de ódio e boatos na internet. No ano seguinte, ela retomou a atuação, deixando oficialmente o conjunto musical.

A empresa que agenciava o f(x) e a posterior carreira de Sulli emitiu um comunicado:

“Aqui é SM Entertainment. Sentimos muito em anunciar a todos a lamentável e triste notícia. Sulli nos deixou. Não podemos acreditar na situação e estamos simplesmente em luto. Evite espalhar matéria especulativas ou boatos em respeito à família que sofre com a repentina tragédia. Expressamos nossas mais profundas condolências sobre a jovem falecida, que seguiu seu caminho final”, diz a nota da agência.

Sulli lamentava mensagens de ódio

Em uma live, a artista perguntou aos seguidores por que ela recebebia tantas mensagens negativas.

“Eu não sou uma má pessoa. Por que estão falando mal de mim?”, indagou, segundo tradução do portal @kk_oficialBR no Twitter. “Me diga uma coisa que eu fiz para merecer esse tratamento”, lamentou ela em outro trecho do vídeo.

No dia 5 de setembro, Sulli publicou em seu perfil do Instagram a foto de uma carta escrita à mão sobre seu 14º aniversário de début na indústria do entretenimento sul-coreana:

“05/09/2019 – um dia tempestuoso. Hoje é meu 14º aniversário de debut. Ultimamente, eu apenas foquei tanto no meu futuro que até devo ter esquecido quando eu fiz minha estreia. Eu agradeço muito a vocês que me apoiaram e torceram por mim, disso eu não esqueci. Eu posso viver porque recebi ajuda de pessoas de tempos em tempos, eu posso sorrir e ter coragem por causa delas. Isso me faz pensar que eu não estou vivendo sozinha. Há muitas pessoas que ficaram do meu lado e marcaram momentos preciosos junto comigo. Eu também quero ser uma pessoa que possa confortar vocês. Apenas queria dizer obrigada a todos vocês e que estou ansiosa por suas respostas positivas ou negativas no futuro”, escreveu.

Recentemente, foi apresentadora do programa de variedades “Night of Hate Comments” (Noite de comentários de ódio, em tradução livre), da “JTBC”. Neste ano, as outras integrantes do f(x), Amber, Victoria e Luna, deixaram a SM Entertainment.

Celebridades do K-pop desmarcam compromissos

Após o anúncio da morte de Sulli, Amber publicou em suas redes sociais que “devido aos acontecimentos recentes”, ela cancelou “suas próximas atividades”.

“Desculpe, pessoal. Obrigada por suas condolências”, disse a cantora.

Fonte: Extra