Após negociação, EUA libertam cientista iraniano e Irã solta estudante americano

Irã e os Estados Unidos realizaram uma troca de prisioneiros neste sábado (7) em uma rara pausa na tensão que tem marcado a relação diplomática entre os dois países nos últimos meses.

O cientista iraniano Massud Soleimani, que estava detido nos EUA, e o estudante sino-americano Xiyue Wang, no Irã, deixaram as prisões. A troca aconteceu com intermediação da Suíça, que representa os interesses dos Estados Unidos em Teerã.

Massud Soleimani, professor da Universidade Tarbiat Moddares de Teerã e especialista em células-tronco, foi aos Estados Unidos em 22 de outubro de 2018 para pesquisa e foi mantido em detenção sem julgamento, segundo a agência Irna.

Xiyue Wang, pesquisador sino-americano, cumpria 10 anos de prisão por espionagem no Irã. Aluno de doutorado em história na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Wang estava realizando pesquisas sobre a dinastia Qajar no Irã, onde foi preso em agosto de 2016.

Essa troca de prisioneiros acontece em um momento em que o regime de Hassan Rouhani sofre com o impacto das sanções econômicas impostas pelo governo de Donald Trump, que retirou os EUA do acordo nuclear de 2015.

O governo iraniano ainda enfrenta uma onda de protestos populares que já deixou mais de 200 mortos, de acordo com a Anistia Internacional. O regime nega esse balanço de vítimas.

Fonte: G1