Siga as Redes Sociais

Notícias

De olho em 2022

Silas Freire

Publicado

em

Ontem a coluna tomou conhecimento que o senador Ciro Nogueira está de olho no Kanak em 2022. Ele teria pedido ao prefeito Firmino Filho, que convocasse a esposa e deputada estadual, Lucy Silveira, na reforma administrativa do próximo dia 16. O intuito do senador é contemplar o segundo suplente de deputado estadual, Warton Lacerda, que vem a ser esposo da prefeita da cidade de Altos, Patrícia Leal. Lucy, assumiria uma pasta que lhe aproximasse ainda mais da população protegendo as mulheres e os mais carentes.

Segurança quebrada

Hoje os piauienses tem certeza que as ricas campanhas eleitorais dos chefões da segurança, Coronel Carlos Augusto e capitão Fabio Abreu, custaram caro para o sistema policial do estado.  Desde de outubro, mês das eleições que as polícias Civil e Militar não conseguem manter o abastecimento regular de suas viaturas. O cronograma de abastecimento feito para cinco meses foi consumido em dois, coincidentemente nos meses de agosto e setembro, estourando o contrato com a fornecedora. Diante desse quadro, o governo vem mendigando o fornecimento fiado a postos de combustíveis. No carnaval para manter as rondas, houve esforço concentrado dos comandantes para colocar 15 litros em cada automóvel e 3 litros em cada motocicleta.

Emendas para Saúde

 Ambulâncioterapia dos municípios é a principal causa da superlotação nos hospitais da capital. A saúde do interior é uma vergonha. Nem nas chamadas regionais tem estrutura para cuidar da saúde da população. E o que se viu nessa época carnavalesca, foi deputados estaduais contemplando seus municípios com emendas parlamentares direcionadas a folia de momo. Foram milhares de reais em festanças e nem uma moedinha pra saúde, afinal, se tiver saúde boa nos municípios os cabos eleitorais deixarão de ser importantes, os votos de favor desaparecem e muitos mandatos se acabam. Resta saber até quando o povo vai querer essa “sorte”.

Curso de gestão

Antes de viajar para Orlando, levando até o papagaio de estimação da residência oficial, o governador ,Welington Dias, anunciou que vai exigir do novo secretariado cursos de gestão pública e contratos de metas. José Barros, coordenador de fiscalização de recursos que serão administrados por gestores escolares já tem diploma, só que dado pela Justiça Federal em duas instância. Ele é condenado por malversação do dinheiro público quando administrou o município de União. Com esse canudo, Barros já provou que tem todos os cursos.

Bolsonaro, você agora é presidente!

Jair Bolsonaro, capitão reformado, deputado polêmico por três décadas e rei das redes sociais precisa ser alertado que ele agora é Presidente da República. Seus posts polêmicos tem repercussão no mundo inteiro. No seu último tuíte o presidente compartilhou um vídeo com imagens obscenas para apontar excessos, que de fato existem  no carnaval, mas que não podem ser reverberados pelo mandatário de um  País,  mesmo que sua intenção seja pontuar extravagâncias na folia. O planalto trabalhou a quarta-feira de cinzas para minimizar a postagem do presidente brasileiro.

Polêmica do PSL

Imagem: Instagram

Continua a polêmica do desprestígio dos dirigentes da sigla do presidente Bolsonaro no Piauí. A discussão ganha corpo nos grupos de whatsApp e na imprensa com as mais diversas linhas de raciocínio. Uns dizem que Fabio Sérvio, candidato a governador na última eleição sequer conhecia Bolsonaro, outros afirmam  que o rapaz estava a serviço da esquerda. Ainda existem os que são contrários a ida de medalhões da política para agremiação. Átila, Wilson e Rodrigo Martins negam o interesse do comando partidário. O certo é que raposas nunca dizem xô quando querem pegar a galinha.







Teresina

Tombamento do Sanatório Meduna é aprovado por unanimidade

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Em assembleia realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina (CMPC), o tombamento do Complexo Arquitetônico do Sanatório Meduna foi aprovado por unanimidade. A pauta foi enviada ao Prefeito Municipal de Teresina para a homologação definitiva. A iniciativa partiu dos esforços do Ministério Público do Estado do Piauí, através da 24ª Promotoria de Justiça, juntamente aos órgãos municipais competentes.

“A 24ª PJ segue vigilante e atenta a todas as questões que sejam de cunho ambiental, urbanístico e histórico-cultural, com o intuito de salvaguardar os interesses da população, preservando assim a memória e patrimônio de nossa Capital. O conjunto tombado compreende o prédio principal do antigo Sanatório, as alas, a capela e seu entorno e as áreas verdes componentes e adjacentes”, ressaltou a promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho

Em janeiro de 2021, um inquérito civil foi instaurado com o intuito de apurar a denúncia de demolição do Complexo Arquitetônico do Antigo Meduna, bem como o descumprimento da função social da propriedade em relação ao imóvel, tendo em vista que o Complexo Meduna concentra testemunho histórico-cultural de Teresina.

“O tombamento garante que um bem cultural acautelado, protegido por lei, receba o máximo e devido zelo por parte dos entes públicos encarregados de sua preservação. A preocupação do Ministério Público com o cuidado ao patrimônio cultural é mais que uma demonstração de respeito e responsabilidade com a memória piauiense, é também uma inteligente de ampliar o potencial cultural da cidade”, pontuou a arquiteta e urbanista Elane Lopes Coutinho, que integra o Setor de Perícias e Pareceres do MPPI.

As informações são do MP-PI

Continue Lendo

Teresina

Garis e Jornalistas serão vacinados contra a covid-19 na próxima semana

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Garis, jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros de saúde, serão contemplado na próxima fase do cronograma de vacinação em Teresina. Além das classes citadas, a capital também dará continuidade no plano de imunização para a população em geral por idade e abertura de novas vagas para os grupos já contemplados em etapas anteriores.

Como explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, o cronograma foi ajustado de acordo com a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que estabeleceu porcentagens dos lotes de doses recebidos para diferentes grupos. Destes, 20% foram destinados ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez estabeleceu algumas categorias que serão atendidas de acordo com a ordem de risco de contaminação e transmissibilidade.

“Às 18h de hoje, o sistema será aberto para agendamento de jornalistas, oficiais de justiça e conselheiros municipais de saúde. Eles devem acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ e realizar seu agendamento”, explica.

Para ter direito à vacina, os profissionais da imprensa devem comprovar o vínculo trabalhista e estar na ativa. No ato da imunização, eles devem apresentar um documento atual que comprove que estão no exercício da função, além do registro na Delegacia Regional de Trabalho (DRT). Para oficiais de justiça e conselheiros de saúde, basta a apresentação de um documento que comprove sua função. Já os garis serão vacinados em pontos estratégicos, a serem acertados com a empresa prestadora do serviço de limpeza pública.

Também às 18h será reaberto o agendamento para grupos prioritários, correspondente a 30% das doses. São eles: pessoas com comorbidades, portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com paralisia cerebral, síndrome de down ou transtorno do especto autista, trabalhadores da educação, trabalhadores da saúde e estagiários da saúde. Assim como das vezes anteriores, o agendamento também será feito pelo site Vacina Já.

Já as vacinas para a população em geral, correspondentes a 50% das doses, serão aplicadas por meio do esquema de drive thru. Na segunda-feira (14), será a vez das pessoas de 52 e 53 anos; já na terça-feira (15), serão vacinadas as pessoas de 50 e 51 anos. “Mais detalhes, como locais de aplicação, serão divulgados posteriormente”, diz o gestor.

Continue Lendo

Piauí

Filho morre horas depois do pai em grave acidente no Sul do PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

O jovem identificado como José Felipe Nicolau de Lima, de 20 anos, morreu na noite dessa quinta-feira (10), no Hospital Regional Justino Luz. O óbito ocorreu horas depois da morte do pai, Firmino Nicolau de Lima, após os dois se envolverem em um grave acidente na PI 238, em Picos, no Sul do Piauí.

No momento do acidente, o pai estava pilotando uma motocicleta e transportava o filho na garupa, quando colidiram contra a traseira de um caminhão que estava dando ré para entrar na pista.

Firmino teve óbito no local e José Felipe chegou a socorrido e encaminhado ao hospital em estado grave, no entanto, acabou não resistindo e veio a óbito.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat