Siga as Redes Sociais

Notícias

De olho em 2022

Silas Freire

Publicado

em

Ontem a coluna tomou conhecimento que o senador Ciro Nogueira está de olho no Kanak em 2022. Ele teria pedido ao prefeito Firmino Filho, que convocasse a esposa e deputada estadual, Lucy Silveira, na reforma administrativa do próximo dia 16. O intuito do senador é contemplar o segundo suplente de deputado estadual, Warton Lacerda, que vem a ser esposo da prefeita da cidade de Altos, Patrícia Leal. Lucy, assumiria uma pasta que lhe aproximasse ainda mais da população protegendo as mulheres e os mais carentes.

Segurança quebrada

Hoje os piauienses tem certeza que as ricas campanhas eleitorais dos chefões da segurança, Coronel Carlos Augusto e capitão Fabio Abreu, custaram caro para o sistema policial do estado.  Desde de outubro, mês das eleições que as polícias Civil e Militar não conseguem manter o abastecimento regular de suas viaturas. O cronograma de abastecimento feito para cinco meses foi consumido em dois, coincidentemente nos meses de agosto e setembro, estourando o contrato com a fornecedora. Diante desse quadro, o governo vem mendigando o fornecimento fiado a postos de combustíveis. No carnaval para manter as rondas, houve esforço concentrado dos comandantes para colocar 15 litros em cada automóvel e 3 litros em cada motocicleta.

Emendas para Saúde

 Ambulâncioterapia dos municípios é a principal causa da superlotação nos hospitais da capital. A saúde do interior é uma vergonha. Nem nas chamadas regionais tem estrutura para cuidar da saúde da população. E o que se viu nessa época carnavalesca, foi deputados estaduais contemplando seus municípios com emendas parlamentares direcionadas a folia de momo. Foram milhares de reais em festanças e nem uma moedinha pra saúde, afinal, se tiver saúde boa nos municípios os cabos eleitorais deixarão de ser importantes, os votos de favor desaparecem e muitos mandatos se acabam. Resta saber até quando o povo vai querer essa “sorte”.

Curso de gestão

Antes de viajar para Orlando, levando até o papagaio de estimação da residência oficial, o governador ,Welington Dias, anunciou que vai exigir do novo secretariado cursos de gestão pública e contratos de metas. José Barros, coordenador de fiscalização de recursos que serão administrados por gestores escolares já tem diploma, só que dado pela Justiça Federal em duas instância. Ele é condenado por malversação do dinheiro público quando administrou o município de União. Com esse canudo, Barros já provou que tem todos os cursos.

Bolsonaro, você agora é presidente!

Jair Bolsonaro, capitão reformado, deputado polêmico por três décadas e rei das redes sociais precisa ser alertado que ele agora é Presidente da República. Seus posts polêmicos tem repercussão no mundo inteiro. No seu último tuíte o presidente compartilhou um vídeo com imagens obscenas para apontar excessos, que de fato existem  no carnaval, mas que não podem ser reverberados pelo mandatário de um  País,  mesmo que sua intenção seja pontuar extravagâncias na folia. O planalto trabalhou a quarta-feira de cinzas para minimizar a postagem do presidente brasileiro.

Polêmica do PSL

Imagem: Instagram

Continua a polêmica do desprestígio dos dirigentes da sigla do presidente Bolsonaro no Piauí. A discussão ganha corpo nos grupos de whatsApp e na imprensa com as mais diversas linhas de raciocínio. Uns dizem que Fabio Sérvio, candidato a governador na última eleição sequer conhecia Bolsonaro, outros afirmam  que o rapaz estava a serviço da esquerda. Ainda existem os que são contrários a ida de medalhões da política para agremiação. Átila, Wilson e Rodrigo Martins negam o interesse do comando partidário. O certo é que raposas nunca dizem xô quando querem pegar a galinha.







Brasil

Kassio Nunes será empossado no STF no dia 5 de novembro

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O desembargador piauiense Kassio Nunes Marques será empossado como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 5 de novembro. A cerimônia será “singela” e estritamente virtual, de acordo com o presidente da Corte, o ministro Luiz Fux.

A solenidade contará apenas com a participação presencial de apenas outros dois ministros do Supremo: Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

A presença física dos dois se justifica pela tradição do Tribunal: o novo ministro é conduzido ao plenário pelo ministro mais antigo e pelo mais recente da Corte. Alexandre de Moraes foi o último empossado, em março de 2017. Gilmar Mendes, por sua vez, substituirá o ministro Marco Aurélio Melo no papel de decano do STF, já que Marco Aurélio integra o grupo de risco da covid-19 e acompanhará a cerimônia por videoconferência.

Fux declarou que a solenidade cumprirá apenas os atos protocolares e a execução do Hino Nacional. A assessoria de imprensa do Supremo afirmou que não está prevista a presença de outras autoridades. Kassio Nunes Marques assumirá a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, aposentado em 14 de outubro. Desembargador do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), Kassio é o primeiro nome indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido.

Durante sabatina no Senado, Kassio Marques defendeu a “autocontenção” do Judiciário na interferência sobre outro poderes, afirmou ser contra a ampliação das possibilidades legais do aborto e disse ser um juiz garantista, que busca assegurar os direitos dos investigados previstos em lei.

Fonte: UOL

Continue Lendo

Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio termina hoje

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

Crianças com idade de 1 a 5 anos têm até esta sexta-feira (30) para receberem a vacina contra a poliomielite, dia do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. Segundo dados preliminares das secretarias estaduais de Saúde, 4,9 milhões de crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil desde o início da mobilização, no dia 5 de outubro.

Até agora, cerca de 6,3 (55,9%) milhões de crianças ainda não foram vacinadas contra a doença. O público-alvo estimado é de 11,2 milhões de crianças de 1 a de 5 anos de idade. A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças para que se atinja a meta de imunizar 11,5 milhões do público-alvo. A campanha teve início no dia 5 de outubro e está ocorrendo simultaneamente à campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A maior cobertura, até o momento, foi registrada entre as crianças de dois anos de idade (45%), enquanto a menor entre as crianças 3 anos de idade (43%). O Amapá registrou é o estado com o maior índice de vacinação contra a poliomielite no país (76,4%), seguido de Pernambuco (64%) e da Paraíba (61%). Rondônia, com 17,3%, tem a menor cobertura vacinal.

Até o momento, 646 municípios (11,5%) atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas. Os dados são preliminares e os municípios têm até o fim de novembro para registrar as doses aplicadas no sistema de informações do Ministério da Saúde.

“Entre o público-alvo da vacinação, a maior cobertura, até o momento, foi registrada entre as crianças de 2 anos de idade (35,33%) e a menor cobertura foi entre as crianças de 3 anos (34,23%). Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3)”, informou por meio de nota o ministério.

Ainda de acordo com a pasta, é recomendado que crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, sejam avaliadas pelo serviço de saúde antes de tomarem a vacina. O ministério, no entanto, garante que a vacina “é extremamente segura e possui eficácia entre 90% e 95% para a VOP”.

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Piauí

Piauí registra 10 mortes e 565 casos de coronavírus em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa quinta-feira (29), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 565 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 112.765 casos confirmados e 2.392 mortes.

Cinco homens e cinco mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Alagoinha do Piauí (60 anos), Cristino Castro (77 anos), Júlio Borges (74 anos), Pimenteiras (83 anos) e Teresina (84 anos). Já elas eram de Campo Maior (63 anos), Cristalândia (62 anos), São Miguel do Tapuio (41 anos) e Teresina (80 e 92 anos). Apenas o homem de 60 anos não tinha doenças relacionadas.

Os casos confirmados no estado somam 112.765 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.392 e foram registrados em 186 municípios. Até agora, morreram 1.387 homens e 1.005 mulheres. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat