Secretário de saúde de Miguel Alves nega que profissionais da saúde estejam trabalhando sem proteção

O Portal Encarando recebeu uma denúncia nesse domingo (19) informando que a secretaria de saúde do município de Miguel Alves recebeu quase meio milhão de reais para comprar de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas o material ainda não foi comprado.

Segundo o denunciante, que preferiu não ter a identidade revelada, o Hospital Pedro Vasconcelos, de Miguel Alves, não tem salas de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). “Nosso hospital não está equipado. Não tem respiradores não tem EPIs para os nossos profissionais de saúde, que estão na linha de frente (…). Temos 13 vereadores que não estão ‘nem aí’ para a saúde da população. Há sim uma oposição. Por que eles não cobram do gestor, do prefeito, o dinheiro que veio, quase meio milhão de reais para Miguel Alves, para comprar justamente os EPIs, respiradores? Era para ter no Hospital Pedro Vasconcelos pelo menos duas salas com UTIs. Eu não acredito que eles não compraram esses equipamentos. Vão esperar morrer alguém para tomar as providencias?! (…)”, disse.

Coren-PI notifica Secretaria de Miguel Alves

No dia 14 de abril, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou a fiscalização em instituições de saúde no município de Miguel Alves, e durante a ação a Secretaria de Saúde foi notificada a apresentar o Plano de Contingência em relação à pandemia da Covid-19 no prazo de 48 horas.

Na vistoria o Hospital Pedro Vasconcelos e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas que as máscaras fornecidas aos profissionais não se enquadram nas recomendações da Anvisa.

Outro lado

A secretaria de saúde, através do secretário Francisco Ramos, informou que está sendo providenciando a compra de mais EPIs, mas existe uma dificuldade de encontrar esse material. “Essa história não procede. O recurso de fato chegou. A secretária disponibiliza de EPI, mas é necessário uma autorização de gasto desses recursos, e para isso passa por uma autorização da câmara dos vereadores. O processo já está feito apenas aguardando autorização, mas a secretária já está providenciando compras de mais EPI. O problema é que não encontramos em lugar algum para pronta entregar. Todos tem prazo para entregar. Mesmo assim, nenhum profissional de saúde de Miguel Alves está trabalhando com risco. Disponibilizamos de máscaras, luvas, avental, óculos protetor facial pra casos mais suspeitos, álcool em gel e álcool 70, estamos aguardando chegar medidor de temperatura, temos sapatilhas, tocas, além das orientações rigorosas da secretaria sobre como devem trabalhar pra não correrem riscos”, disse Francisco Ramos.