Corpo encontrado em Brumadinho oito meses após rompimento de barragem é identificado

Um corpo inteiro foi encontrado pelos Bombeiros na região de Brumadinho, em Minas Gerais, nesse domingo. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a vítima foi identificada como Luciano Almeida Rocha. Ele foi soterrado pela lama após o rompimento da barragem Córrego do Feijão, em janeiro deste ano.

Após a identificação de Rocha, subiu para 250 o número de vítimas da tragédia. Há ainda outras 20 pessoas desaparecidas sob os rejeitos. O corpo foi localizado em uma área conhecida como remanso 4, a cerca de dois metros de profundidade.

O técnico em Geotecnia e Hidrogenia trabalhava na Vale, era casado e tinha três filhos de 20, 12 e 9 anos. Em julho, em entrevista para a rádio Super Notícia, a viúva Roberta Rocha falou sobre a dor de não ter encontrado o corpo do marido.

“Acho que quando você enterra, você encerra um ciclo. Da pior forma possível, mas você encerra. Quando você não enterra não tem luto. Seus filhos acordam de manhã perguntando pelo pai e você não sabe nem o que falar. Não dá para viver. A gente sobrevive todos os dias”, lamentou.

No último dia 20, a Polícia Federal (PF) concluiu o relatório parcial de investigação sobre a tragédia e indiciou, sete funcionários da Vale e seis da consultora TÜV SUD pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Por se tratar de crime ambiental, as duas empresas também estão entre os indiciados. Nenhum executivo da mineradora está na lista, apenas um diretor da empresa alemã.

Os rejeitos atingiram a área administrativa da Vale e parte da comunidade da Vila Ferteco. O acidente ocorreu três anos após a tragédia de Mariana, o maior desastre ambiental do país até então, que havia deixado 19 mortos.

Fonte: Extra