Maior cemitério da América Latina enterra 1.654 pessoas em SP em abril

O maior cemitério da América Latina, o Complexo da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, enterrou 1.654 pessoas até 29 de abril durante a pandemia do coronavírus.

O fotógrafo da Associated Press (AP) André Penner registrou dezenas de covas do cemitério sendo abertas em 1º de abril e depois quase totalmente ocupadas nesta sexta-feira 1º de maio.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) chegou a negar que as covas abertas no cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, não foram feitas por causa da pandemia de coronavírus. A imagem foi capa do jornal norte-americano “The Washington Post”.

De acordo com o prefeito, a abertura de dezenas de covas em filas é o procedimento padrão dos cemitérios municipais nessa época do ano, quando acaba o período de chuvas.

Se comparado aos sepultamentos feitos na Vila Formosa em março, houve aumento de 50% no número de enterros: de 1.102 para 1654. O número de sepultamentos foi ainda menor em fevereiro: 880.

  • Enterros Vila Formosa
  • Abril: 1.654 (até dia 29)
  • Março: 1.102
  • Fevereiro: 880

O número de enterros na cidade de São Paulo até dia 22 de abril foi 18% maior do que no mesmo período do ano passado. Em 2019, foram 5.226 sepultamentos. Em 2020, com a pandemia do coronavírus, esse número subiu para 6.171.

O número leva em conta tanto os 22 cemitérios públicos da capital como os particulares. Entre o dia 1º e 22 de abril, a capital paulista teve 945 enterros a mais do que no ano passado. No mesmo período, a cidade teve 634 óbitos confirmados por coronavírus.

“É um crescimento muito significativo”, disse o epidemiologista da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Lotufo. Ele destaca ainda que o número pode ser maior, já que há pessoas mortas na capital paulista enterradas em outras cidades.

Em março, segundo a prefeitura, o aumento no número de sepultamentos foi de 1,5%, passando de 7.206 em 2019 para 7.312 neste ano nos cemitérios públicos e particulares. Oficialmente, a primeira morte por Covid-19 na cidade aconteceu no dia 16 de março.

Em meados de abril, a Prefeitura de São Paulo chegou a divulgar que a média de enterros diminuiu em março, assim como nos 10 primeiros dias de abril. Questionada, a Prefeitura ainda não esclareceu a discrepância entre os números.

Também em abril, o número de mortes em casa na capital paulista cresceu 30% em comparação com março. Segundo os números da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 25 de abril, pelo menos 632 pessoas morreram em casa na cidade contra 483 no mês anterior.

Fonte: G1