SP inicia vacinação contra Covid-19 para maiores de 90 anos nesta segunda

 Começa nesta segunda-feira (8/2), no estado de São Paulo, a vacinação contra Covid-19 para idosos com idade acima de 90 anos. A expectativa do governo é aplicar a primeira dose em 206 mil pessoas dessa faixa etária.

Embora o calendário estadual para maiores de 90 anos ou mais seja iniciado nesta segunda, outros municípios paulistas já começaram a campanha de imunização. É o caso de São Paulo, por exemplo, que vacinou quase 13 mil pessoas na sexta-feira (5/2). São Bernardo e Santo André, no ABC Paulista, deram o primeiro passo na vacinação em 4 de fevereiro e 6 de fevereiro, respectivamente.

Para agilizar o processo de atendimento, o governo recomenda o pré-cadastro no site Vacina Já. Por meio dele, os usuários preenchem um formulário on-line. A economia de tempo chega a 90% em comparação com o cadastramento presencial.

A ferramenta não é um agendamento nem um pré-requisito para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.

Além de pessoas com mais de 90 anos, o estado iniciará a imunização em idosos com mais de 85 anos no dia 15 de fevereiro. A estimativa é vacinar mais 309 mil pessoas desse grupo.

“A nossa meta é acelerar o programa incluindo todos os grupos no calendário. Mas, para vacinarmos mais rapidamente, não só em São Paulo como em todo Brasil, precisamos de mais vacinas”, disse o governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no dia 29 de janeiro.

Até domingo (7/2), os 645 municípios de São Paulo ultrapassaram a marca de 800 mil vacinados contra a Covid-19.

Fonte: Metrópoles