Deputado Gil Diniz, que proibia uso de máscara em gabinete, teve Covid e ficou 3 dias na UTI em SP

O deputado Gil Diniz (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (1), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, que teve Covid-19 e ficou internado durante sete dias no Hospital Santa Marcelina, localizado em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

Do período em que permaneceu hospitalizado, passou três dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 24 de março, o deputado participou de uma sessão online da Alesp diretamente de um hospital, usando uma pulseirinha de paciente. Gil Diniz teve alta hospitalar em 26 de março.

“Agradeço toda a solidariedade dos pares, alguns deputados não ficaram sabendo. Eu tive Covid-19 e fiquei internado por sete dias no Hospital Santa Marcelina, três deles em uma UTI”, afirmou Gil Diniz durante sessão da Alesp transmitida pela internet nesta quinta.

Gil Diniz, que frequentemente era visto na Alesp sem máscara de proteção e chegou a colocar um cartaz proibindo o uso do utensílio em seu gabinete, agradeceu “as orações” e disse que passou por momentos difíceis, mas “pedagógicos”.

“Nunca neguei o vírus em si, mas a experiência leva a gente ter mais empatia com o próximo”, acrescentou à GloboNews.”Foram momentos difíceis, mas, que para mim, foram pedagógicos. Pude ver a dimensão dos profissionais da saúde nesse momento, tanto na enfermaria, quanto na UTI, vi casos de óbito”, disse o parlamentar.O deputado bolsonarista chamou o coronavírus de “vírus maldito, que tem tirado a vida de muitos brasileiros”.”Temos que colocar todas as energias e nossos recursos em enfrentá-lo, esse é o principal problema do mundo nesse momento”, afirmou Gil Diniz.

“Proibido usar máscara”

Antes de contrair a doença, no início de março, Gil Diniz colocou uma placa na porta de seu gabinete na Casa Legislativa proibindo o uso de máscaras dentro do recinto. O próprio deputado foi flagrado sem máscara algumas vezes, circulando pela Alesp.

“Quem entra no meu gabinete pode usar ou não a mascara, fica a seu critério. Eu propriamente não uso, mas não há essa proibição. A placa foi uma ironia à ação da Monica Seixas. Foi uma ação política de resposta a outra ação política. Não tem isso de ‘meu espaço privado’ e aqui não pode fazer isso, eu deixo as pessoas à vontade para usar máscara, se quiserem. Tenho assessores que usam e outros que não”, afirmou Diniz.

No início do mês passado, antes de contrair a doença, o deputado chegou ainda a afirmar que nunca tinha feito o exame sorológico, mas acreditava que já tinha contraído o vírus. Na ocasião, ele afirmou também que alguns funcionários de seu gabinete, que estavam trabalhando de casa e que tinham mais cuidados, tinham contraído Covid, enquanto outros que se mantiveram no trabalho presencial não pegaram a doença.

Fonte: G1