IBGE exonera diretor responsável pelo Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o diretor de Pesquisas Cláudio Dutra Crespo, responsável pela Censo, e o diretor de Informática José Santana Beviláqua foram exonerados de seus cargos nessa segunda-feira (06).

A assessoria de imprensa do IBGE informou que as mudanças foram feitas para uma “reorganização de gestão”.

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, indicou para o cargo de diretor de Pesquisas (DPE) o demógrafo e economista Eduardo Rios-Neto. O economista David Wu Tai assume o cargo de diretor de Informática (DI).

Cortes no Censo

As demissões acontecem um mês depois do anúncio de redução de verba para a realização do Censo Demográfico 2020.

A próxima edição do levantamento, que desde 1872 mede o tamanho da população e dezenas de outras características dos brasileiros, virou tema de debate. O ponto central da discussão é o seu custo, por conta das restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal.

O próprio IBGE chegou a falar em queda de 25% no orçamento, mas na semana passada o instituto disse que ainda não sabe quanto vai receber a menos.

Quem são os novos diretores

Eduardo é professor, presidiu a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, foi presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (2004-2010) e vice-presidente do comitê organizador da “Commission on Population and Development” do “Economic and Social Council” da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Rios-Neto é PhD em Demografia pela Universidade da Califórnia e pós-doutor pela Universidade do Texas.

David Wu Tai é funcionário do IBGE há 40 anos, ocupou vários cargos de chefia e já foi diretor-geral e coordenador Operacional dos Censos. Antes da mudança, atuava como coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) e preside o Comitê de Sigilo do IBGE. Wu Tai é graduado em Ciências Econômicas pela FAAP/SP e Mestre em Administração aplicada à Economia pela FGV/SP.

Marise Maria Ferreira, atualmente assessora no CDDI, é a indicada para ocupar o cargo de coordenadora-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI).

Fonte: G1