75% dos leitos de UTI dos hospitais de Teresina estão ocupados, afirma Sesapi

Três quartos dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos de Teresina estão ocupados, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi). A maioria dos leitos estão ocupados com pacientes graves de Covid-19.

Segundo a Sesapi, a taxa de ocupação das UTIs de Teresina é de 75%. Nas enfermarias, a ocupação é de 55%. Os leitos para pacientes em observação estão 47% ocupados. A situação, segundo Alderico Tavares, superintendente de alta complexidade da Sesapi, é preocupante.

“A maior preocupação hoje é a capital, porque já está chegando ao limite. E a gente fica muito preocupado com essa taxa de ocupação. A cada dia os percentuais vão aumentando”, disse Alderico Tavares.

Em alguns hospitais de Teresina, como no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), São Marcos e Natan Portela já não há mais vagas para pacientes de Covid-19.

O estado espera a chegada de 80 respiradores mecânicos, que foram adquiridos pela Sesapi ainda em março. Os respiradores ficaram retidos em São Paulo. A Sesapi tenta na Justiça fazer com que os aparelhos cheguem ao estado.

O secretário de saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que aguarda chegada destes respiradores para completar a estrutura dos leitos de UTI do Hospital da Polícia Militar e outros leitos de hospitais de campanha construídos em Teresina.

Fonte: G1