Nordeste pode ter segunda onda de coronavírus nos próximos meses, diz comitê

O relaxamento nas medidas de contenção contra a covid-19, a proximidade do verão com a vinda de milhares de turistas para as praias nordestinas, bem como as aglomerações ocasionadas durante as campanhas eleitorais, são os fatores apontados pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, como precursores de uma possível segunda onda de coronavírus que pode atingir a região nos próximos meses.

Segundo Miguel Nicolelis, neurocientista e um dos coordenadores do comitê, a preocupação envolve todas as regiões do país, mas especialmente o Nordeste brasileiro. Segundo ele, considerando o período de três meses que leva para a onda de infecções europeia chegar ao Brasil, a estimativa é que entre o período natalino e a primeira semana de janeiro haja uma nova explosão de contaminações pelo vírus.

“A possibilidade que nós temos [de uma segunda onda no Nordeste] é muito real e sim, eventualmente só teremos, antes de uma vacina, os mesmos recursos não farmacológicos utilizados, como o isolamento social e a quarentena. Não existe outra grande solução para uma explosão de casos como estamos vendo na Europa”, afirmou em entrevista à imprensa nacional.

Para tentar evitar a previsão, o Comitê recomenda às autoridades da região que sejam instalados estandes sanitários em todos os aeroportos dos nove estados, que compreendem a região. Eles deverão estar dotados de equipes de saúde com folhetos informativos, equipamentos de aferição de temperatura e kits de testagem rápida de passageiros provenientes do exterior.