Siga as Redes Sociais

Saúde

Coronavírus: Brasil deve ter primeira pessoa vacinada em 19 de janeiro, diz site

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (13/01) que o “dia ‘D’ e a hora ‘H’“, isto é, o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no Brasil, será ainda em janeiro. Uma data possível, segundo o ministro, é a próxima quarta-feira (20/01).

De acordo com o site Poder360 , fontes no Planalto afirmam que está prevista uma cerimônia a ser realizada na próxima terça-feira (19/01) para marcar o início da vacinação. O plano é vacinar alguém nesse evento, mas ainda não foi definido quem seria essa pessoa. O próprio evento não está confirmado oficialmente.

Pazuello fez um pronunciamento na manhã desta quarta (13/01) para apresentar o resultado das ações da pasta em Manaus (AM), cidade que enfrenta nova crescente de casos de covid-19. O ministro reafirmou que a imunização começará ao mesmo tempo em todos os Estados e Distrito Federal, mas disse que haverá maior atenção ao Amazonas. Não explicou a contradição de colocar o Estado em 1º e ao mesmo tempo garantir que todos terão tratamento igual.

O ministro declarou que 6 milhões de doses da vacina do Butantan/Sinovac foram compradas e aguardam aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para serem distribuídas. O imunizante, segundo o governo paulista, tem 50,38% de eficácia global (isto é, eleva em 50,38% as chances de a pessoa vacinada não contrair a doença) e reduz em 78% o risco de desenvolver casos leves.

O governo também aguarda a aprovação da Anvisa à vacina produzida pela Fiocruz, desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Essa vacina tem taxa de eficácia superior a 90%, segundo os desenvolvedores.

“Assim que a Anvisa aprovar as duas vacinas, em 3 ou 4 dias iniciaremos a imunização em todos os Estados”, afirmou Pazuello.

Técnicos da agência se reunirão no domingo (17/01) para decidir sobre os pedidos de uso emergencial das duas vacinas.

O ministro  da Saúde disse ainda que o Amazonas terá prioridade, mesmo que a vacinação tenha início simultâneo em todos os Estados. “A vacinação inicia ainda em janeiro. Será simultânea em todos os Estados [e Distrito Federal], mas Manaus tem prioridade”.

Pazuello ainda informou que 150 novos leitos chegarão ao Amazonas até o fim desta semana. Também serão contratados até o fim deste mês 180 agentes para atuar no atendimento aos infectados pelo coronavírus.

A capital amazonense receberá também nos próximos dias galões de oxigênio enviados de Belém (PA). O transporte será feito com aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

Fonte: Poder 360

Saúde

Piauí registra 8 mortes e 786 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta terça-feira (19), que o estado do Piauí registrou em 24h, 08 óbitos e 786 casos de COVID-19. O estado já registrou 152.997 casos confirmados e 2.976 mortes.

Cinco homens e três mulheres foram vítimas da Covid-19. Eles eram das cidades de Campo Maior (85 anos), Coronel José Dias (62 anos), Pio IX (25 anos), São João da Canabrava (68 anos) e Teresina (77 anos). As mulheres eram de Assunção do Piauí (82 anos), Oeiras (80 anos) e Teresina (30 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

No boletim de hoje estão sendo ajustados dois óbitos. A naturalidade de uma vítima sai de Monsenhor Hipólito para Picos e de outra, sai de Picos para Paquetá. A mudança já foi feita no boletim epidemiológico.

Os casos confirmados no estado somam 152.997 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.976 e foram registrados em 203 municípios. Até agora, morreram 1.744 homens e 1.232 mulheres.

Continue Lendo

Saúde

Covid-19 mata sete pessoas e deixa 592 infectados em 24h no Piauí

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta segunda-feira (18), que o estado do Piauí registrou em 24h, 07 óbitos e 592 casos de COVID-19. O estado já registrou 152.211 casos confirmados e 2.968 mortes.

Dois homens e cinco mulheres foram vítimas da Covid-19. Eles eram das cidades de Alagoinha do Piauí (94 anos) e Parnaíba (62 anos). As mulheres eram de Picos (63 anos), São Raimundo Nonato (85 anos), Teresina (70 e 73 anos) e Uruçuí (29 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 152.211 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.968 e foram registrados em 203 municípios. Até agora, morreram 1.739 homens e 1.229 mulheres.

Continue Lendo

Saúde

Governo distribuirá vacinas via terrestre e aérea para cidades do interior do Piauí

Avatar

Publicado

em

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 (CoronaVac) chegaram ao Piauí na tarde desta segunda-feira (18). Os imunizantes foram levados à Rede de Frios da Coordenação Estadual de Imunização, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), onde passaram por uma avaliação geral da carga (quantidade, refrigeração). O trabalho dos profissionais na rede de frios é de fundamental importância para não haver danos.

Responsável pela logística do recebimento e distribuição das vacinas, a diretora de vigilância e atenção da Sesapi, Cristiane Moura Fé, explica a importância desta etapa. “Esse é um momento histórico que já estava traçado no plano estadual de vacinação organizado pelo governador Wellington Dias. Agora, seguimos fazendo a separação do quantitativo por região de saúde. Estamos há mais de três meses trabalhando no levantamento das salas de vacinas ativas e disponibilizando treinamentos aos profissionais, além de alimentar nosso sistema de informação”, comentou.

A distribuição das vacinas nas redes de frios estaduais serão realizadas através de rotas aéreas e terrestres, tudo para garantir que as cargas cheguem em tempo hábil às localidades mais distantes. Vale lembrar que as rotas terrestres serão escoltadas pela elite da segurança estadual.

Cássia Barros, coordenadora de Imunização estadual revela que a logística dessa campanha de imunização será mais rápida devido o momento que estamos vivendo. “O primeiro público a ser imunizado será trinta e quatro por cento dos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o novo coronavírus, pessoas com mais de sessenta anos institucionalizadas, pessoas com deficiência acima de 18 anos e institucionalizadas e a população indígena que seja reconhecida aldeada”, explicou.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat