Guarda Municipal irá reforçar segurança nos parques públicos de Teresina

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina irá reforçar a segurança nos parques da capital. Além do patrulhamento preventivo realizado periodicamente pelos guardas, será ampliado o monitoramento das áreas com viaturas e motos. A medida tem como finalidade garantir à população maior segurança na utilização dos espaços públicos.

Nos parques municipais, os agentes que já atuam das 7h às 22h irão intensificar as rondas durante os horários com maior fluxo de visitantes. Além disso, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está pleiteando um empréstimo de R$ 27 milhões junto ao BNDES para a construção de um Centro de Comando e Controle na capital.

Com o Centro, os parques públicos municipais e as entradas e saídas da capital ganharão câmeras de alta tecnologia para vigilância e monitoramento digital 24h por dia. “Será uma forma de cuidar melhor da cidade combatendo a violência e a criminalidade e contribuindo para a manutenção da segurança e da ordem pública”, destaca o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

O secretário reforça também que o efetivo da Guarda Municipal de Teresina, atualmente composto por 149 agentes, irá aumentar com o concurso público que está em andamento para preenchimento imediato de 75 vagas e mais 400 vagas para cadastro de reserva. Além disso, a instituição, que é vinculada à Semcaspi, também irá ganhar mais oito novos veículos nos próximos meses, sendo quatro viaturas e quatro motos.

“Embora seja uma instituição nova, a Guarda Municipal já assume diversas responsabilidades. Além da preservação do patrimônio e parques, a GCM realiza rotineiramente blitz e operações como o Vila Bairro Segurança, atua na segurança de eventos públicos, além de realizar palestras educativas nas comunidades”, afirma Samuel Silveira.

Criada há dois anos, a GCM atua nas praças da Bandeira, Rio Branco e Fripisa; nos parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão) e realiza patrulhamentos preventivos no Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e corredores, estações e terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

A Guarda Municipal possui ainda um canal de atendimento à população por telefone através do número 153. O serviço recebe ligações de telefone fixo, orelhão ou celular, gratuitamente.

Fonte: PMT