Técnicos da educação de Recife, Goiás e São Luís se inspiram em modelo de Teresina

Primeiro lugar em educação entre todas as capitais do Brasil, Teresina tem sido inspiração para outras redes de ensino. Nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está recebendo técnicos das redes de Recife, Goiás e São Luís para o Seminário Gestão Baseada em Evidências – O Caso de Teresina.

O evento é uma oportunidade para secretários, gestores escolares e técnicos conhecerem de perto as estratégias utilizadas pela capital piauiense para alcançar resultados de excelência. A secretária executiva de Ensino da Semec, Irene Lustosa, apresentou a trajetória ascendente da educação de Teresina e contou com o apoio da equipe da Secretaria para falar sobre os dados de proficiência dos alunos, avaliação e formação de professores.

“Não temos uma fórmula para mostrar, mas sim um modelo de planejamento bem estruturado e uma programação de trabalho rigorosa que nos fez chegar onde estamos agora. Muita gente de fora nos procura para conhecer esse modelo, então organizamos um seminário para compartilhar a experiência de Teresina e dialogar sobre educação”, destaca Irene.

O grupo vai se dividir para visitar 16 unidades de ensino, entre centros municipais de educação infantil e escolas de ensino fundamental, observando na prática a dinâmica escolar. A programação inclui também conversas sobre acompanhamento pedagógico, currículo, projetos e escolas de tempo integral.

A superintendente de Formação da Rede Estadual de Goiás, Rita de Cássia, conta que Teresina tem sido referência para muitas ações realizadas por lá. Ela veio com interesse especial no formato do Centro de Formação Professor Odilon Nunes, que já soma mais de 10 anos contribuindo para a capacitação dos docentes.

“Essas experiências exitosas agregam bastante. Um dos pontos que mais nos chama atenção é a política de formação, porque ainda estamos montando nosso centro de capacitação e queremos usar o de Teresina como base. Nossa secretária de Educação é uma admiradora do trabalho realizado em Teresina, por isso buscamos essa vivência, conhecer melhor como é feito para replicar em Goiás”, concluiu Rita.

Fonte: PMT