Adapi confirma 5 casos da doença de mormo no PI e decisão sobre realização da Expoapi será nesta quinta

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou cinco casos de mormo em equinos no Piauí, durante audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Requerida pelo deputado João Madison (MDB), a audiência discutiu a ocorrência de mormo em municípios piauienses e as consequências da doença para o estado.   

Segundo o presidente da Adapi, José Genilson Sobrinho, um caso da doença foi confirmada no 11 de setembro deste ano. “Foi constatada a passagem do animal pelo Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, o que resultou na sua interdição. Após o sacrifício do animal acometido da doença, a Adapi passou a avaliar, com exames, todos os animais que tiveram contato o cavalo doente. A previsão de duração da interdição é de cerca de 60 dias. Caso seja registrado algum outro resultado positivo para mormo, o animal será sacrificado”.

O presidente ainda afirmou que o parque seguirá interditado até passar por uma desinfectação. O que coloca em risco a Exposição Feira Agropecuária do Piauí (Expoapi) deste ano. Entretanto, ficou acertado que a decisão sobre a realização ou não do evento será tomada durante uma reunião, na Secretaria Estadual do Agronegócio nesta quinta-feira (19).

O que diz o Conselho de Regional de medicina Veterinária

As afirmações do presidente da Adapi foram contestadas pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Piauí, Anísio Neto. “Nós defendemos que a legislação seja cumprida. Os casos do mormo já são verificados no Piauí desde 2005 e nós sabemos o quanto a Adapi é deficitária em estrutura”.

O proprietário do animal diagnosticado com mormo identificado como Edmar Barroso, garantiu que os animais que entram ou saem de seu aras passam por exames. “Todos os cuidados estão sendo tomados e os animais que tiveram contato estão isolados”.

O representante do Ministério da Agricultura, Airton Leôncio, reforçou que a instituição responsável pela fiscalização e controle sanitários dos rebanhos no Piauí é a Adapi. E ressatlou que todos os procedimentos realizados pela agência estão em conformidade com a Legislação.

A doença

O mormo é uma zoonoze – doença que pode ser transmitida a humanos – infectocontagiosa que atinge equinos. Todos os funcionários que tiveram contato com os animais foram encaminhados para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela para a realização de exames.

Em animais, os sintomas da zoonose são: febre, fraqueza, corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões e gânglios linfáticos. O contágio acontece através do contato com o material infectante, como pus, secreção nasal, urina e fezes.

Com informações da Alepi