Siga as Redes Sociais

Piauí

Câmara de Teresina discute volta dos manicômios e eletrochoques

A vereadora Graça Amorim reuniu entidades em saúde para discutir mudanças na política de saúde mental do país.

Redação Encarando

Publicado

em

A Câmara Municipal de Teresina realizou na segunda-feira (18), uma audiência que tratou sobre a mudança na política de saúde mental proposta pelo Governo Federal que, através de nota técnica do Ministério da Saúde (MS), propõe a volta dos manicômios, compra de equipamentos de eletrochoque e internações psiquiátricas de crianças e adolescentes.

Segundo a vereadora Graça Amorim (PMB), a audiência foi uma solicitação das entidades em saúde do Piauí, que, preocupadas com a edição da nota técnica do MS, querem abrir um debate sobre essas novas propostas para política de saúde mental no país.

“Especialistas em saúde consideram a nota um retrocesso. Isso em face dos avanços que já existem na medicina, na psicologia e na psiquiatria, como o tratamento através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Sabemos que existem casos que precisam de internação, mas não de forma generalizada como está sendo prevista pela nova política do Governo Federal”, disse a vereadora Graça Amorim.

Para o presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Eduardo Moita, a questão da saúde mental vem sendo discutida no mundo inteiro e precisa ser inclusiva. Segundo ele, existem estudos que mostram que as pessoas que passam pela inclusão social melhoram a sua condição mental.

“Enxergamos essa nota técnica como um retrocesso. A questão da volta dos manicômios é preocupante, gera um desarranjo social e uma negatividade muito grande. É a volta de um modelo que foi extinto e causa uma preocupação enorme para nós que trabalhamos com saúde mental. O modelo de CAPS do Brasil foi copiado pela Itália, ele é muito bom, é um modelo que deu certo. Porém, houve um sucateamento, com falta de verbas, e por isso ele não funciona bem. Os CAPS estão com recursos financeiros diminutos”, disse Eduardo Moita.

O coordenador da Associação Piauiense de Familiares e Usuários de Drogas e Álcool (HOMO LOBUS), Mayron Emanuel de Sousa Garcia, considera que a proposta da nota técnica para o tratamento dos dependentes químicos com a volta dos manicômios não funciona.

“Todos os usuários de álcool e outras drogas têm o direito de fazer seu tratamento e depois voltar para casa e serem inseridos na sociedade. Ter uma vida normal como qualquer outra pessoa. O dependente químico precisa muito da presença de profissionais de saúde perto dele, porque são eles que o fazem reconhecer sua doença e diagnosticam o seu humor e a sua vida. O afastamento social não funciona, é um absurdo”, afirma Mayron Eduardo.

A audiência contou com a presença de autoridades de saúde nos âmbitos estadual e municipal, comunidades terapêuticas, Conselho Municipal de Saúde (CMS), vereadora Pollyana Rocha (PV), vereadora Cida Santiago (PSD), vereador Luís Lobão (MDB), e usuários dos CAPS de Teresina e União, Norte do Piauí.

Fonte: CMT

Comente

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Piauí

Piauí registra seis mortes e 494 casos de Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa segunda-feira (28), que o estado do Piauí registrou em 24h, 06 óbitos e 494 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 95.227 casos confirmados e 2.107 mortes.

Dos seis óbitos, cinco eram homens e uma era mulher, que não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais das cidades de Lagoa do Sítio (33 anos), Piripiri (71 anos), São Miguel do Tapuio (72 anos), Teresina (62 e 75 anos). A mulher era de Água Branca (90 anos). Todas as vítimas tinham doenças relacionadas. 

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 95.227. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2107 e foram registrados em 172 municípios. 

Continue Lendo

Piauí

Filho ateia fogo no próprio carro durante briga com o pai na zona sul de Teresina

Avatar

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar um incêndio em um veículo na tarde dessa segunda-feira (28) na Rua Firmino da Paz, no bairro Tabuleta, na zona sul de Teresina. O incêndio foi provocado propositalmente durante uma briga entre pai e filho.

Conforme o Corpo de Bombeiros, populares informaram que pai e filho brigaram, e após a confusão o filho saiu para comprar gasolina e ateou fogo no próprio veículo. As chamas consumiram rapidamente o carro, pois tinha material inflável dentro do automóvel.

As equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam rapidamente para que as chamas não atingissem as residências vizinhas.

Continue Lendo

Piauí

Prefeito Quirino Avelino está em prisão domiciliar e fará uso de tornozeleira eletrônica

Laurivânia Fernandes

Publicado

em


O prefeito afastado de Itaueira-PI, Quirino Avelino, está em prisão domiciliar e será monitorado por tornozeleira eletrônica.

O gestor , de 78 anos, é apontado como líder de uma organização criminosa que atuava de forma fraudulenta em licitações públicas e, consequentemente, no desvio dinheiro público, segundo desdobramentos da Operação Perpetuatio , deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Através de nota, a assessoria de Quirino informou que ele está passando por um tratamento contra um câncer de pele, além de problemas cardiológicos. Quirino, teria sofrido um agravamento no seu quadro de saúde, sendo internado por quatro dias. Antes disso, teria se entregado voluntariamente à polícia.

Leia a nota na íntegra:


Devido às condições de saúde, por sofrer de problemas cardiológicos e passar por um tratamento contra o câncer, o prefeito Quirino Avelino teve agravamento no seu quadro de saúde, tendo sido internado por 4 dias. 

Cumprindo determinação judicial, o Prefeito  se apresentou voluntariamente à Justiça, e também se encontra afastado do cargo, considerando oportuno que terá mais tempo para cuidar de sua saúde e mais importante, demonstrar sua inocência, uma vez que tem plena consciência que não praticou nenhum ato atentatório aos interesses do Município, o que certamente comprovará em sua defesa. 

Neste momento encontra-se detido em seu domicílio, sereno, com o firme propósito de colaborar com as investigações e atender a todas as determinações judiciais, certo de que tudo será devidamente esclarecido e sua inocência devidamente comprovada, ciente de que não praticou nenhum ato que possa resultar em uma condenação.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat