Uespi reduz número de vagas no Sisu e cursos podem ser extintos; Saiba quais!

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irá diminuir o número de vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com informações apuradas pelo Portal Encarando, os diretores de alguns Campi, afirmaram que a instituição não tem condições de ofertar os cursos, visto que enfrenta diversos problemas estruturais e de pessoal. A medida foi discutida após uma reunião do Conselho Universitário, realizada na semana passada.

Atualmente a Uespi mantém 105 cursos regulares oferecidos em 12 campi, sendo 10 no interior do estado. Segundo a Associação de Docentes, 13 mil alunos estudam na instituição, que tem dificuldades para se manter, principalmente em relação ao défcit de professores.

“São 1.290 professores, destes mais de 300 são substitutos”, informou a Associação.

Dessa forma, foram reduzidos o número de vagas de alguns Campi e em outros a oferta foi retirada. Segundo fontes do portal foram feitas as seguintes alterações:

Em Floriano, das 305 vagas ofertadas ano passado em Floriano, apenas 195 permanecerão. Não haverá oferta para os cursos de Direito, Geografia e Enfermagem;

Corrente, apenas os cursos de Fica apenas Zootecnia e Pedagogia oferecerão vagas. Não terão osncursos de Direito, Agronomia e Biologia;

Bom Jesus, será oferecido apenas para o curso de Direito;

Uruçuí, só funcionará o curso de Agronomia;

Em Campo Maior, serão ofertadas apenas 80 vagas nos curso de Biologia e Pedagogia pra toda micro-região;

As únicas cidades em que os cursos permanecem sem alteração são Picos e Parnaíba.

A assessoria de comunicação da Uespi informou ao portal que a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), ainda está finalizando os dados e fazendo ajustes junto ao Ministério da Educação e, só poderão repassar mais detalhes sobre o assunto após a conclusão do relatório com o número de vagas.

“É importante dizer que desde o início da nossa participação do Sisu há alterações no número de vagas. Às vezes, oferecemos para o 1° semestre; outras para o 2° semestre. Essa variação acontece em todas as IES”, informou.

Autonomia financeira para a Uespi

Em recente audiência, realizada na Assembleia Legislativa do Piauí parlamentares, discentes e docentes, membros do Mistério Público e demais integrantes da área discutiram sobre a grave situação da universidade.

Na audiência, solicitada pelos deputados Teresa Britto (PV) e Gustavo Neiva (PSB), foi destacado a questão da autonomia financeira da instituição. Segundo os parlamentares, os planos de estudos serão pensados de acordo com os modelos feitos em grandes universidades da América Latina, como a Universidade de São Paulo, Universidade de Campinas e a Universidade Estadual de São Paulo.

O anseio é pela aprovação da proposta em 2020.