Adolescente morre após complicações de catapora no HUT

Uma adolescente de apenas 13 anos, identificada como Giovana Karina dos Santos Silva, de 13 anos, morreu na madrugada dessa sexta-feira (03), após complicações no seu estado de saúde devido catapora.

Segundo a Fundação Muncipial de Saúde, a jovem Oideu entrada no HUT às 22h50 de ontem (02), tranferida do Hospital da Primavera. Ela apresentava quadro grave de dispneia e dor torácica por complicações de varicela, e foi prontamene atendida, mas veio a óbito à 1h38 da manhã. O caso está em investigação pela Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, que enviou o resultado do exame de sorologia para o LACEN e aguarda o resultado para confirmação.

Catapora

Também conhecida como Varicela, a catapora é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster.

Vacinação

A vacina é a forma mais segura de prevenir a doença. A tetra viral (que também protege contra caxumba, rubéola e sarampo) é aplicada em crianças com 15 meses de idade, mas só após ela ter recebido a tríplice viral aos 12 meses. Caso a tríplice não tenha sido ministrada, basta procurar o posto de saúde mais próximo. Neste caso, a tetra viral é aplicada após 30 dias.