Siga as Redes Sociais

Piauí

MPPI pede a condenação do prefeito Antônio Francisco por improbidade administrativa

Redação Encarando

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí propôs, nesta quinta-feira (23), uma ação por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Nova Santa Rita, Antônio Francisco Rodrigues da Silva, por irregularidades encontradas na prestação de contas do município, apresentada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Os problemas encontrados estão relacionados ao exercício financeiro de 2013. A ação foi apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, que tem como titular o promotor Jorge Pessoa. 

O representante do MPPI pede ao Poder Judiciário a condenação do gestor a devolver mais de R$ 800 mil reais ao município de Nova Santa Rita. Além de ressarcir o município, o prefeito pode também perder os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perder a função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagar multa de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial, e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. Essas punições estão previstas no artigo 12, incisos I, II e III da Lei de Improbidade Administrativa, Lei Federal nº 8.429/92.

Na ação, Jorge Pessoa explica que os problemas encontrados na prestação de contas foram a realização de uma série de despesas sem licitação ou despesas realizadas continuamente e de forma fragmentada, inobservando o disposto na Lei Federal nº 8.666/93. Alguns dos gastos promovidos pelo prefeito foram a aquisição de material de construção e equipamentos para manutenção de poços tubulares; contratação de limpeza de vias públicas; compra de peças para veículos e de combustíveis, aquisição de gênero alimentícios, e prestação de serviços advocatícios e contábeis com total desrespeitos aos preceitos. 

Segundo o titular da 2ª Promotoria de São João do Piauí, “o requerido, na qualidade de gestor municipal de Nova Santa Rita, praticou irregularidades caracterizadoras como ato de Improbidade Administrativa, afrontando as diretrizes legais da boa administração e gerando impacto negativo no erário municipal”, pontua o membro do MPPI.

Piauí

Ex-secretário de Saúde do Piauí, Ernani Paiva, morre vítima de câncer em Teresina

Sesapi emitiu nota de pesar, lamentando o ocorrido.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O médico e ex-secretário de Daúde, Ernani de Paiva Maia morreu nesta quarta-feira (26), no Hospital São Paulo, em Teresina, vítima de câncer. Ele era especialista em Endoscopia Digestiva e em Gastroenterologia.

Ernani foi presidente da Sociedade Piauiense de Gastroenterologia, prefeito da cidade de Santa Filomena e foi secretário de Saúde do Piauí no governo de Wilson Martins.

Ele lutava há anos contra o câncer de cabeça e pescoço, chegou a fazer tratamento com quimioterapia.

A Secretária de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) emitiu nota de pesar lamentando o falecimento do médico.

Confira a nota na íntegra

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde vem a público lamentar o falecimento do Médico Ernani Maia, profissional que deu grande contribuição à Saúde Pública piauiense como médico, professor, líder político e secretário de estado da saúde.

Doutor Ernani deixa para todos nós um legado de dedicação e compromisso. Ficam também as sementes plantadas no exercício do magistério, onde contribuiu para formação de novas gerações de médicos.

Nesta oportunidade, todos os que fazem a Secretaria de Estado da Saúde se solidarizam com a família e reiteram o perene agradecimento por todo o trabalho em favor dos piauienses.

Teresina, 26 de fevereiro de 2020

FLORENTINO ALVES VERAS NETO

Secretário de Estado da Saúde

Continue Lendo

Piauí

Piauiense morre após dois meses em coma depois de cair de escada em SP

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

Uma piauiense identificada como Priscilla Rayane, morreu após passar dois meses em coma em um Hospital na cidade de Diadema, na grande São Paulo.

De acordo com familiares, a jovem entrou em coma após ter se acidentado dentro de sua própria casa ao cair de uma escada e ter batido fortemente com a cabeça.

O incidente ocorreu no dia 25 de dezembro de 2019. Depois disso, a jovem não conseguiu mais restabelecer sua saúde e veio a óbito no último domingo, dia 23.

O corpo foi levado para a cidade natal da jovem, em Oeiras Piauí.

Com informações do Portal Folha de Oeiras

Continue Lendo

Teresina

Banco Popular lança novas condições para pequenos empreendedores em 2020

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

Somente em 2019, o Banco Popular de Teresina (BP) emprestou mais de 2,4 milhões de reais para 871 empreendimentos. Neste ano, o lançamento dos novos valores e prazos das linhas de créditos acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 8h30, no auditório do SEBRAE.

O Banco é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e proporciona aos pequenos empreendedores, sobretudo os de natureza solidária, o acesso ao microcrédito. São empreendedores de várias áreas ligados à economia solidária e criativa, como artesãos que trabalham com arte santeira, bordados, bonecas e outros.

O vereador e secretário da Semest, Ricardo Bandeira, destacou que a oferta do crédito é essencial para fomentar o empreendedorismo. “É gratificante contribuir para o crescimento desses pequenos empreendedores em diversas áreas. Em 2020 vamos aumentar ainda mais as oportunidades para que nosso resultado final continue sendo melhorar a vida do cidadão teresinense”, disse o secretário.

Para fazer um empréstimo no Banco Popular é preciso se dirigir até ao Banco portando cópias e originais do RG, CPF, dados bancários, comprovante de endereço e comprovação da atividade que desenvolve. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, na Avenida Campos Sales, Nº 1292, Centro/Norte.

Fonte: PMT

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat