Piauí
Detento do Piauí é aprovado em Administração na Uespi

“Temos que sair melhor do que entramos. A educação é para isso”, conta, feliz, Washington Barros, detento aprovado no curso de Administração, através do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o ENEM PPL. Washington é um dos 166 reeducandos aprovados no ENEM em 2019 no Piauí. Um aumento de 181% em relação a 2018, quando foram contabilizadas 59 aprovações.
Detentos de diversas unidades prisionais do Piauí, como Floriano, Picos, Parnaíba e Teresina, obtiveram a média necessária para disputar vagas nas instituições de Ensino público e privado, em cursos como Física, Química e Ciências Biológicas.
Reeducando da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, Washington Barros, conta da expectativa para ingressar na universidade. “Espero que a Justiça permita que eu realize o curso, pois é muito importante para a nova etapa da minha vida e para a minha ressocialização completa”, diz.
Segundo o interno, a aprovação foi um misto de surpresa e felicidade. “Quando me falaram, eu nem acreditei. Aqui, aproveitamos o nosso tempo da melhor maneira, investindo no conhecimento e no estudo. Participo do Leitura Livre, fiz teatro, curso de Microempreendedor e trabalho na cozinha. Já que o sistema prisional nos dá essa oportunidade, temos que agarrar com toda a nossa vontade. Pretendo aprender tudo o que eu puder e usar na administração do negócio da minha família, o circo, quando eu sair”, conta.
O reeducando Marcelo Everton, também da Irmão Guido, é outro aprovado. Ele passou em Química na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e enxerga a aprovação como uma superação. “Fiquei admirado comigo mesmo. Graças a essa unidade, pude fazer a prova e ver que posso dar a volta por cima. Já me sinto um vencedor. Nada melhor que a educação como ponto de partida para a ressocialização”, afirma.
Para a coordenadora de Ensino da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Jussyara Valente, a educação proporciona novos horizontes para os privados de liberdade. “Tivemos muitas aprovações e isso é uma grande vitória para os reeducandos, familiares e todos os envolvidos nesse trabalho. É nítido o envolvimento e interesse dos internos em adquirir conhecimento e buscar novos caminhos. Basta compararmos os números dos anos anteriores, para termos a certeza de que estamos avançando”, ressalta.
Piauí
Covid-19 mata 38 pessoas em 24 horas no Piauí

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 38 óbitos e 1.007 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 437 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Vinte e três homens e quinze mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Anísio de Abreu (66 anos), Caracol (88 anos), Campo Maior (49 e 84 anos), Cristalandia do Piauí (56 anos),Curral Novo do Piauí (83 anos), Floriano (78 anos), José de Freitas ( 79 anos), Luis Correia (89 anos), Parnaíba (72 anos), Piracuruca ( 62 anos), Piripiri (52 e 89 anos) e Teresina ( 76 e 83 anos).
Os do sexo masculino eram naturais de Barras (67 e 77 anos), Batalha (69 anos), Beneditinos (95 anos), Campo Maior (67 e 74 anos), José de Freitas (52 anos), Júlio Borges (52 anos), Morro Cabeça no Tempo (63 anos), Parnaíba (74 e 89 anos), Pedro II (66 anos), Picos (45 anos),Piripiri (72, dois de 75 anos, 78 e 82 anos), São João do Piauí (81 anos),Teresina (52, 54 e 73 anos) e União (66 anos). Doze vítimas não possuíam comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 225.796 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.731 e foram registrados em 219 municípios.
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.360 ocupados, sendo 877 leitos clínicos, 437 UTIs e 46 em leitos de estabilização.
Piauí
Após dois meses internado, jornalista Carlos Mesquita recebe alta do HU

O jornalista Carlos Mesquita, correspondente de Parnaíba da Rede Meio Norte, recebeu alta nesta sexta-feira (16) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) após dois meses de internação.
Mesquita iniciou uma infecção na região da boca após a retirada de um dente e foi internado no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, com o agravamento do quadro, o jornalista precisou ser transferido para o HU, onde foi internado no dia 03 de fevereiro com infecção generalizada.
O correspondente de Parnaíba deu entrada na unidade de saúde em estado grave com diagnóstico de sepse por fasceíte necrotizante na face, pescoço e tórax, associada à gangrena gasosa, secundária a abscesso dentário, por conta de complicações da extração dentária.
Na saída do hospital, Mesquita agradeceu à equipe do HU. “O HU para mim é um lugar abençoado, todos se dedicaram a salvar minha vida. Sou muito grato a todos os profissionais”, declarou.

Piauí
Mais 87 mil doses de vacina contra Covid-19 chegam ao PI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu nesta sexta-feira (16/04), mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.
As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.
Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança para a população. “Mas não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor. O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas. “Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.
-
Polícia2 anos atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia1 ano atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire2 anos atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”