Siga as Redes Sociais

Piauí

Exames descartam óbitos pelo Coronavírus em três cidades do Piauí

Redação Encarando

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Laboratório Central do Piauí (Lacen), descartou, nesta quarta-feira (25), que três óbitos de pessoas registrados na rede estadual tenham sido resultantes da Covid-19. Outros quatro casos estão sendo investigados.

Os casos descartados foram atendidos em Bom Jesus, Oeiras e Teresina. Os quatro casos ainda sob investigação foram atendidos em São Raimundo Nonato (2), Bom Jesus e Teresina. O resultado deve sair nos próximos dias.

Os pacientes que deram entrada nos hospitais dos municípios citados acima são oriundos de Avelino Lopes, Redenção do Gurguéia, São João da Varjota, Anísio de Abreu, Guaribas e Teresina (2), entretanto, a Secretaria de Saúde, como medida de segurança para os familiares, está evitando divulgar o perfil destas pessoas.

De acordo com a Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, a investigação dos três óbitos que foram descartados para Covid-19 revelou que todos positivaram para os vírus da influenza A ou B, que estão circulando no estado. No caso da Influenza A e B, o paciente tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar.

Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.

Os técnicos realizam primeiramente o Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1, 2 e 3 e Adenovírus). Só após a negativação desse exame, ele é testado para o Covid-19. “ O Lacen está trabalhando em sua capacidade máxima para atender a demanda, que aumentou muito nos últimos dias”, afirma o secretário Florentino Neto.

Piauí

Piauí registra 10 mortes e mais 675 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa terça-feira (22), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 675 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 92.030 casos confirmados e 2.061 mortes.

Dos 10 óbitos, quatro eram mulheres e seis eram homens, que não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram dos municípios de Esperantina (80 anos), Pedro II (64 anos), Teresina (73 anos) e Valença do Piauí (78 anos). Os homens eram das cidades de Avelino Lopes (75 anos), Cocal (78 anos), Nazaré do Piauí (51 anos), Piripiri (73 e 78 anos) e Teresina (87 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 92.030. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.061 e foram registrados em 171 municípios. Até agora, morreram 1.187 homens e 874 mulheres. 

Continue Lendo

Piauí

THE: Parque Zoobotânico permanecerá fechado por seis meses

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). informou nesta terça-feira (21) que o Parque Estadual Zoobotânico seguirá e fechado ao público por pelo menos mais seis meses, para realização de uma reforma.

Segundo a Semar, as melhorias estão previstas no plano de concessão do parque e serão executadas em dua etapas. Na primeira fase da revitalização estão inclusas mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios. A segunda fase, também com previsão de 6 meses, deverá ser executada pela concessionária, momento em deve iniciar o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

Atualmente o Zoobotânico é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque através da concessão de uso para manutenção e exploração integradas, requalificação e modernização do parque. 

“O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, portanto, há um regramento específico a seguir, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, diz a Semar.

Continue Lendo

Teresina

Idoso morre após ser atropelado por caminhão na Avenida Centenário

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Galdino dos Santos, morreu nesta terça-feira (22), após ser colhido por um caminhão, na Avenida Centenário, zona Norte de Teresina.

De acordo com testemunhas, a vítima pilotava uma motocicleta quando tentou desviar de um veículo que estava estacionado na via. Com a manobra, ele acabou perdendo o controle da moto e foi atropelado por um caminhão, que seguia no mesmo sentido.

O motorista do veículo de carga, permaneceu no local até a chegada das autoridades competentes. Ele informou que ainda tentou desviar, mas o pneu traseiro do caminhão acabou passando por cima da vítima, que teve morte imediata.

O Instituo Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat