Siga as Redes Sociais

Piauí

Prefeito decreta estado de emergência em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PSDB), vai decretar estado de emergência em Teresina nesta quinta-feira (04), em decorrência das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias e do aumento do volume dos rios que cortam a cidade. A medida caracteriza uma situação emergencial para dar agilidade burocrática nas ações das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e na Defesa Civil do município. 

“Só no mês de abril tivemos mais 200 milímetros de chuva na cidade e a previsão é que continuem de forma intensa. O rio Parnaíba vem subindo, com sua bacia recebendo água, e a situação do rio Poti é alarmante, podendo colocar em risco a população ribeirinha”, destacou o prefeito durante visita realizada no final da manhã de hoje a alguns pontos de alagamento.

Ele ressalta que, com o inverno rigoroso verificado em todo Nordeste, é preciso manter o estado de alerta e monitorar algumas regiões da cidade. “Sabemos que, na construção de uma cidade, a infraestrutura urbana é fundamental e, dentro dela, a última obra a ser construída é a de drenagem, porque ela serve por pouco tempo durante o ano e é muito cara. Mesmo assim, temos duas grandes galerias sendo feitas, a da zona Leste e a do Portal da Alegria, além de outras seis que estamos buscando recursos financeiros para execução das obras”, acrescentou o prefeito.

Até o momento, Teresina tem casos pontuais de desabrigados em decorrência das chuvas. Na zona Norte, uma região vulnerável, o conjunto de sistema de drenagem executado através do Programa Lagoas do Norte deu resultados positivos. “Se não tivéssemos feito essas intervenções, teríamos cerca de 5 mil famílias desabrigadas”, lembrou Firmino Filho ao frisar que, além de todos os serviços se melhorias, é preciso respeitar o meio ambiente.

“Mais do que investir e corrigir problemas do passado, é necessário ter uma observância rigorosa na legislação de drenagem, para que, com o passar tempo, a gente não  tenha mais problemas. Temos na nossa cidade rios, riachos e caminhos de água, e eles precisam ser respeitados”, concluiu.

Fonte: PMT

Teresina

Vídeo: Acidente envolvendo seis veículos deixa mototaxista morto em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo seis veículos deixou um mototaxista morto, no cruzamento entre as Avenidas Barão Gurguéia e Gil Martins, na zona Sul de Teresina.

A colisão aconteceu entre três veículos de passeio, um ônibus e duas motocicletas. De acordo com testemunhas, o motorista de um dos carros (Honda City branco), seguia em alta velocidade e bateu em outro veículo, em seguida, na tentativa de fugir, acabou ultrapassando o sinal fechado e colidindo contra os demais envolvidos.

A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) está no local e realiza os procedimentos legais que o caso requer.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também foi acionado e realiza atendimentos aos feridos.


Continue Lendo

Piauí

Piauí registra 10 mortes e mais 675 casos de coronavírus em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa terça-feira (22), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 675 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 92.030 casos confirmados e 2.061 mortes.

Dos 10 óbitos, quatro eram mulheres e seis eram homens, que não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram dos municípios de Esperantina (80 anos), Pedro II (64 anos), Teresina (73 anos) e Valença do Piauí (78 anos). Os homens eram das cidades de Avelino Lopes (75 anos), Cocal (78 anos), Nazaré do Piauí (51 anos), Piripiri (73 e 78 anos) e Teresina (87 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 92.030. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.061 e foram registrados em 171 municípios. Até agora, morreram 1.187 homens e 874 mulheres. 

Continue Lendo

Piauí

THE: Parque Zoobotânico permanecerá fechado por seis meses

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). informou nesta terça-feira (21) que o Parque Estadual Zoobotânico seguirá e fechado ao público por pelo menos mais seis meses, para realização de uma reforma.

Segundo a Semar, as melhorias estão previstas no plano de concessão do parque e serão executadas em dua etapas. Na primeira fase da revitalização estão inclusas mudanças na infraestrutura do parque com melhorias na limpeza, na conservação de áreas verdes, nos sanitários e recintos; corte de grama; coleta e destinação do lixo; compra de equipamentos, máquinas e veículos; e pinturas das edificações e meios-fios. A segunda fase, também com previsão de 6 meses, deverá ser executada pela concessionária, momento em deve iniciar o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de 5 anos, inicia-se a modernização do parque. 

Atualmente o Zoobotânico é considerado o terceiro maior parque urbano do Brasil, com uma área total de 127 hectares, se transforme-se em bioparque através da concessão de uso para manutenção e exploração integradas, requalificação e modernização do parque. 

“O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação, pertencente ao grupo de proteção integral, portanto, há um regramento específico a seguir, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)”, diz a Semar.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat