Siga as Redes Sociais

Piauí

Saiba como identificar a qualidade dos alimentos típicos da Semana Santa

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Peixes, crustáceos, ovos de chocolates, estes são alguns itens que fazem parte da lista dos alimentos mais procurados durante o período da Semana Santa. Por isso, a Vigilância Sanitária recomenda que que os consumidores fiquem atentos às condições higiênicas do local de venda, armazenamento, exposição, validade e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes.

Para isso, a gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Jeanyne Seba, dá algumas dicas de como avaliar se os produtos oferecidos estão aptos para consumo, sem causar nenhum prejuízo à saúde.

  • Peixes

Antes de comprar o peixe fresco, é preciso estar atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos do peixe, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante. Além disso, os produtos devem estar refrigerados a uma temperatura máxima de 4°Celsius.

  • Bacalhau

No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, o consumidor deve verificar se o produto não apresenta manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. Eles devem estar acondicionados em locais limpos, protegidos de poeira e insetos. Já as sardinhas em lata devem ser evitadas caso o recipiente esteja amassado ou com a validade vencida.

  • Produtos congelados

Os produtos congelados devem apresentar-se duros e sem sinais de descongelamento, e conservados em temperatura inferior a -18° C.

  • Ovos

Os ovos de chocolates devem ser mantidos em local fresco e arejado. “Evite a compra ao verificar embalagens danificadas, rasgadas, amassadas, quebradas ou vencidas”, aconselha Jeanyne Seba.

Já os ovos de galinha devem apresentar-se limpos, sem sinais de fezes. Deve conter na embalagem nome e endereço do fabricante, data de validade, bem como o selo do serviço de inspeção municipal, estadual ou federal.

De acordo com a gerente, em todos os produtos, é obrigatório conter a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, datas de fabricação/validade e o número do lote nos rótulos das embalagens. A mesma orientação é válida para os produtos artesanais, que devem estar legalizados pela vigilância sanitária.

“Produtos sem procedência devem ser evitados”, diz a gerente.

A orientação é que a população prefira estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e compre produtos legalizados pelos serviços de inspeção.

“A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, alerta Jeanyne Seba.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a GEVISA, ligando para os telefones 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7:30 às 17:30h.

Teresina

FMS inova e abre quatro UBS’s aos domingos para atender casos gerais de saúde

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A partir deste sábado, dia 26, quatro Unidades Básicas de Saúde da rede municipal de Teresina passarão a funcionar também aos domingos, de 7h às 19h, para atender casos gerais de saúde. O objetivo é proporcionar o serviço de Atenção Básica em Saúde para aquele público que não pode comparecer às unidades durante a semana. Quem precisar, poder fazer consultas preventivas também aos finais de semana nas unidades do Portal da Alegria, Porto Alegre, Santa Isabel e Mafrense.

“Aos sábados e domingos vamos oferecer todos os serviços de atenção básica que já são ofertados durante a semana, como coleta de exames, vacina de rotina, consulta médica, pré-natal, curativo, retirada de sonda, dentre outros”, informa Kledson Batista, diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.

A capital possui 90 UBS’s, que estão divididas, durante a pandemia da Covid-19, quanto à forma de atendimento. Das 90, 22 atendem exclusivamente casos suspeitos de Covid e das demais 68 atendem casos gerais de saúde. “Estamos inovando, pois além das 22 UBS´s Covid que já abrem de domingo a domingo, teremos 4 que também abrirão todos os dias da semana, mas atendendo casos gerais de saúde”, explica Kledson Batista.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Fonte: Ascom/FMS

Continue Lendo

Municípios

Vigilante morre após colidir motocicleta em animal na PI 113

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um vigilante identificado como Rafael Fernandes morreu no início da noite dessa quinta-feira (24), após sofrer um grave acidente na PI 113 entre as cidades de José de Freitas e Teresina.

Segundo informações de populares, a vítima conduzia uma motocicleta, Honda Bros, quando colidiu com um animal que estava no meio da pista.

Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram ao local do acidente, mas Rafael foi a óbito ainda no local do acidente.

Continue Lendo

Teresina

Motociclista morre após colidir contra carro na zona Sul de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma mulher de 29 anos, morreu na noite de quinta-feira (24), após se envolver em um grave acidente na Avenida Barão de Castelo Branco, na zona Sul de Teresina.

De acordo com testemunhas, atentou ultrapassar um outro veículo e acabou colidindo na lateral do mesmo, perdendo o controle e caindo na pista. Ainda segundo relatos, ela sofreu uma forte pancada na cabeça.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda chegou a ser acionada e prestou socorro à vítima, mas ela acabou não resistindo, vindo a óbito no local. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat