Saiba como identificar a qualidade dos alimentos típicos da Semana Santa

Peixes, crustáceos, ovos de chocolates, estes são alguns itens que fazem parte da lista dos alimentos mais procurados durante o período da Semana Santa. Por isso, a Vigilância Sanitária recomenda que que os consumidores fiquem atentos às condições higiênicas do local de venda, armazenamento, exposição, validade e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes.

Para isso, a gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Jeanyne Seba, dá algumas dicas de como avaliar se os produtos oferecidos estão aptos para consumo, sem causar nenhum prejuízo à saúde.

  • Peixes

Antes de comprar o peixe fresco, é preciso estar atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos do peixe, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante. Além disso, os produtos devem estar refrigerados a uma temperatura máxima de 4°Celsius.

  • Bacalhau

No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, o consumidor deve verificar se o produto não apresenta manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. Eles devem estar acondicionados em locais limpos, protegidos de poeira e insetos. Já as sardinhas em lata devem ser evitadas caso o recipiente esteja amassado ou com a validade vencida.

  • Produtos congelados

Os produtos congelados devem apresentar-se duros e sem sinais de descongelamento, e conservados em temperatura inferior a -18° C.

  • Ovos

Os ovos de chocolates devem ser mantidos em local fresco e arejado. “Evite a compra ao verificar embalagens danificadas, rasgadas, amassadas, quebradas ou vencidas”, aconselha Jeanyne Seba.

Já os ovos de galinha devem apresentar-se limpos, sem sinais de fezes. Deve conter na embalagem nome e endereço do fabricante, data de validade, bem como o selo do serviço de inspeção municipal, estadual ou federal.

De acordo com a gerente, em todos os produtos, é obrigatório conter a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, datas de fabricação/validade e o número do lote nos rótulos das embalagens. A mesma orientação é válida para os produtos artesanais, que devem estar legalizados pela vigilância sanitária.

“Produtos sem procedência devem ser evitados”, diz a gerente.

A orientação é que a população prefira estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e compre produtos legalizados pelos serviços de inspeção.

“A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, alerta Jeanyne Seba.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a GEVISA, ligando para os telefones 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7:30 às 17:30h.