Siga as Redes Sociais

Piauí

Barragem com risco de rompimento pode inundar cidade do PI

O governador do estado, Wellington Dias (PT), falou do perigo como um boato, ou ‘fake news’.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A barragem de um açude com 54,6 milhões de m³ de água corre “risco iminente” de romper, colocando em perigo a vida dos 62 mil habitantes da cidade de Piripiri (a 160 km de Teresina), no Piauí. Um relatório técnico resultou em uma Ação Civil Pública, mas o governador do estado, Wellington Dias (PT), falou do perigo como um boato, ou “fake news”.

A ação da Promotoria de Justiça de Piripiri se baseou em um relatório de inspeção do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca), que no dia 10 de dezembro do ano passado foi notificado sobre a existência de “uma grande cavidade” no Açude Caldeirão, construído entre 1936 e 1945 para irrigar a região em períodos de seca.

Chegando ao local, os engenheiros encontraram outras crateras. “Importante registrar e informar a existência de outras erosões existentes ao longo do talude de jusante”, diz o relatório, que conclui: “Pela gravidade da situação, com risco iminente de rompimento da barragem, imediatamente recuperamos emergencialmente a cavidade”.

De acordo com o engenheiro Francisco Ribeiro Soares, que assina o documento, a erosão começou depois do asfaltamento da rodovia estadual PI 327, que cruza todo o açude. Construída sem espaço para drenar a água da chuva, a obra provocou a “anomalia” na barragem, “ocasionada pela pressão da água nos momentos de temporais”.

O Dnocs concluiu seu relatório pedindo ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que corrigisse a obra “antes que algo de mais grave aconteça, qual seja até o rompimento da barragem, evitando dessa forma tragédias com ceifamentos de vidas humanas”.

As crateras que se encontram na área em questão possuem extrema preocupação, visto que a não drenagem na parede do açude poderá causar fissuras. Tal acontecimento ocasionará situações irreversíveis ao meio ambiente e a toda a sociedade.

Promotor Nivaldo Ribeiro na Ação Civil Pública O DER não respondeu aos pedidos de explicação feitos pela Promotoria. O Departamento só se manifestou depois que a Justiça do Piauí acatou o pedido do promotor no dia 6 de fevereiro em decisão liminar. “Conseguimos essa liminar favorável à ação. O caso é sério”, disse Ribeiro.

Com a decisão, o governo do estado tem 15 dias para iniciar as obras, que precisam ser concluídas em até 60 dias. Na ocasião, a juíza aceitou o pedido para bloquear R$ 1 milhão do Fundo de Participação do Estado para execução das obras em caso de descumprimento da ordem judicial.

Fonte: Uol

Foto: Juliana Lima

Piauí

Piauí registra 26 óbitos e mais de mil casos em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta quarta-feira (14), que o estado do Piauí registrou em 24h, 26 óbitos e 1.634 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 433 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Doze mulheres e quatorze homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Água Branca (84 anos), Beneditinos (67 anos), Campo Maior (78 anos), Coivaras (64 anos), José de Freitas (74 anos), Parnaíba (92 anos), Piracuruca (52 e 74 anos) e Teresina (52, 63, 66 e 70 anos). Os homens eram de Altos (74 anos), Bertolínia (81 anos), Dom Expedito Lopes (67 anos), Joaquim Pires (86 anos), Lagoa do Barro do Piauí (81 anos), Luís Correia (72 anos), Piracuruca (82 anos), Santo Inácio do Piauí (90 anos), São Braz do Piauí (50 anos) e Teresina (51, 57, 60, 61 e 63 anos). Seis vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Os casos confirmados no estado somam 223.251 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.659 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.325 ocupados, sendo 846 leitos clínicos, 433 UTIs e 46 em leitos de estabilização.

Continue Lendo

Piauí

Funcionário da Seduc de 30 anos morre vítima de Covid-19 no Piauí

Avatar

Publicado

em

Um jovem de apenas 30 anos, identificado como Manoel Modesto Santos, morreu nesta quarta-feira (14) após complicações causadas pela Covid-19. O falecimento do jovem foi comunicado pela prefeitura de Elesbão Veloso, cidade natal de Manoel.

Conforme a nota de pesar da prefeitura de Elesbão Veloso, Manoel era funcionário da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). Ainda não há informações se o jovem tinha alguma comorbidade.

“A Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso expressa suas condolências aos familiares e amigos do jovem Manoel Modesto Santos, nascido em 15 de novembro de 1990 e falecido nesta quarta-feira, dia 14, em decorrência de complicações da covid-19”, diz trecho da nota.

Confira a nota na íntegra!

A Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso expressa suas condolências aos familiares e amigos do jovem Manoel Modesto Santos, nascido em 15 de novembro de 1990 e falecido nesta quarta-feira, dia 14, em decorrência de complicações da covid-19.Manoel é um dos filhos dos elesbonenses José Alberto Mendes Santos e Conceição de Maria Soares Santos e atualmente funcionário da Secretaria de Educação do Piauí.

Continue Lendo

Municípios

Em São Raimundo Nonato, trabalhadores do setor funerária querem prioridade na vacinação contra Covid

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Trabalhadores do setor funerário no município de São Raimundo Nonato-PI, pedem a inclusão da classe na vacinação contra a Covid-19.


Reivindicando prioridade, representantes do grupo realizaram um ato, em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pedindo o início da imunização contra Covid e também contra a gripe para todos os funcionários.

“Os profissionais do setor são os mais expostos. Somos responsáveis por retirar os corpos de hospitais e residências, estamos em contato direto com inúmeras pessoas que podem estar contaminadas. Necessitamos de prioridade, necessitamos ser vacinados”, dizem.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat