Siga as Redes Sociais

Piauí

MPF-PI cobra agilidade no processo de licitação da Adutora do Sertão

A Adutora é tida como uma alternativa para os problemas de abastecimento de água em mais de 50 municípios.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Ministério Público Federal do Piauí voltou a cobrar agilidade nas tratativas do processo licitatório referente à Adutora do Sertão, obra que deve resolver o problema de abastecimento de água, de pelo menos, 600 mil pessoas no estado.

O procurador da República Kelston Pinheiro Lages destacou a necessidade da realização de diligências e de procedimentos preliminares, como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), a fim de acompanhar a ação civil pública na qual foi determinada à União Federal a adoção de todas as providências para a elaboração de projeto básico da adutora, com a finalidade de aproveitar o imenso potencial hídrico existente no semiárido piauiense.

“O projeto da Adutora do Sertão visa resolver, de forma definitiva, tal problema, que se arrasta há décadas. Reuniões como essa vêm sendo feitas nos últimos meses no MPF para simplificar e superar etapas técnicas do projeto com órgãos envolvidos a fim de que a licitação da obra possa ocorrer no tempo mais rápido possível, respeitando exigências legais”, declarou. 

O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Federal (MPF) no Piauí com representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Encaminhamentos

O representante da Funasa informou sobre o cumprimento integral dos termos da recomendação encaminhada pelo MPF. Já a Defesa Civil informou que estão realizando reuniões para analisar os custos dos testes de vazão, de perfilagem ótica, de limpeza e de bombeamento nos 37 poços, e que a previsão de conclusão do edital dependerá de novo parecer da Funasa. E, ainda, que irá solicitar à CPRM a identificação do técnico, autor dos estudos iniciais, que deram origem à proposta do Projeto da Adutora. Já o representante da CPRM explicou aos presentes que poderá emitir um parecer para convalidar os documentos elaborados pela Companhia, em substituição às ART´s e que encaminhará imediatamente à Defesa Civil o documento comprovando a autenticidade do estudo realizado por seu técnico.

Foi fixado o prazo de 45 dias, a contar da data da reunião, para o encaminhamento do termo de referência e da planilha ajustada, feitos pelo técnico da CPRM. 

Sobre a Adutora

A Adutora do Sertão é tida como uma alternativa viável e definitiva para os problemas de abastecimento de água em uma região compreendida entre mais de 50 municípios.

Entre eles estão Acauã, Alagoinha, Alegrete, Anísio de Abreu, Avelino Lopes, Belém, Betânia, Bonfim, Caldeirão Grande, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Caridade, Conceição do Canindé, Coronel José Dias, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Curral Novo, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Jacobina, Jaicós, Júlio Borges, Jurema, Lagoa do Barro, Marcolândia, Massapê, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Parnaguá, Patos, Paulistana, Pio IX, Queimada Nova, São Braz, São Francisco de Assis, São Julião, São Lourenço, São Raimundo Nonato, Sebastião Barros, Simões, Várzea Branca e Vila Nova. 

Com informações do MPF-PI

Piauí

Piauí registra 14 óbitos por Covid-19 em 24 horas

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa quarta-feira (28), que o estado do Piauí registrou em 24h, 14 óbitos e 657 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 112.200 casos confirmados e 2.382 mortes.

Nove homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Angical (83 anos), Barreiras do Piauí (83 anos), Bocaina (65 anos), Bom Jesus (83 anos), Floriano (67 anos), Landri Sales (68 anos), Luzilândia (77 anos), Pedro II (86 anos) e Sebastião Leal (91 anos). Já elas eram de Floriano  (78 anos), Parnaíba (53 anos), Santana do Piauí (66 anos), Santa Cruz dos Milagres (88 anos) e Teresina (90 anos). As vítimas de 66 e 83 anos não tinham comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 112.200 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.382 e foram registrados em 185 municípios. 

Continue Lendo

Piauí

Idoso morre após se engasgar com carne em cidade do Piauí

Avatar

Publicado

em

Um idoso de 80 anos, identificado como João Erasmo de Carvalho, morreu na última segunda-feira (26) na unidade Mista de Saúde da cidade de Conceição do Canindé, no Sul do Piauí, após se engasgar com um pedaço de carne.

De acordo com a ficha médica de João, a vítima não foi intubado, por falta dos equipamento necessários na unidade para o procedimento, após João ter apresentado uma piora em seu estado de saúde, e morreu depois que sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso, mas não se pronunciou até o momento. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), informou que a Unidade Básica de Saúde faz parte da Rede Municipal de Saúde de Conceição do Canindé, sendo de total responsabilidade do município a manutenção e compra de equipamentos.

Continue Lendo

Teresina

Firmino afirma que ‘estão politizando’ discussões sobre vacina contra covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho (PADB), disse durante divulgação dos dados da 21ª etapa sorológica do coronavírus na capital, que as discussões em torno da vacina contra a doença, estão sendo politizadas.

Para o gestor, o assunto tem que ser discutido de forma técnica, já que não há uma previsão exata para o início da vacinação.

“A gente torce que dê tudo certo, que seja produzida, mas não há ainda nada palpável. Estão politizando um assunto técnico, como se a vacina já estivesse testada e aprovada. Tem que ver se vai ser segura, porque se não, de nada vai adiantar se causar um estrago maior”, disse o prefeito.

Coronavírus em Teresina

Quanto a questão do coronavírus na capital, o gestor informou que há uma tendência de queda e estabilização do vírus na capital.

A pesquisa apontou que os óbitos tiveram redução de 85%, além disso, cerca de 21% (183,5mil) da população já teve contato com o vírus. Destes, cerca de 23 mil estão com o vírus ativo.



Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat