DER afirma não haver risco de desabamento em elevado da Miguel Rosa

Após circulação de um vídeo feito do pelo produtor cultural, Chico Luiz, mostrando as condições da estrutura do elevado da Avenida Miguel Rosa, engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) estiveram no local e vistoriaram o viaduto, localizado na zona Sul de Teresina e, de acordo com eles, não há risco de desabamento. O tráfego na via foi liberado.

O viaduto havia sido interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí nessa terça-feira (14). Na vistoria realizada nesta quarta, os técnicos constataram uma deformação no aterro da rampa de acesso ao viaduto, o que aumentou a diferença de nível entre essa e a estrutura do viaduto. “Isso causou um impacto maior sobre a estrutura embaixo e deu um problema no concreto”, diz o diretor do DER, Castro Neto.

Engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), também estiveram no local hoje pela manhã para averiguar os problemas e constaram um “desplacamento da camada de concreto com a consequente exposição da armadura superficial”. No entanto, segundo os profissionais, esse processo, não afeta a estrutura do elevado.

Veja a nota emitida pelo CREA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) informa que tomou conhecimento sobre os problemas encontrados na estrutura do viaduto da Avenida Miguel Rosa (zona sul de Teresina). 

Na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe de engenheiros especialistas deste Conselho averiguou a situação e constatou patologia na ligação entre a estrutura de aço e a estrutura de concreto armado (no lado norte do viaduto), ocasionando um desplacamento da camada de concreto com a consequente exposição da armadura superficial. Segundo os especialistas, não há risco de colapso geral do viaduto. 

O CREA-PI reafirma seu compromisso na orientação, fiscalização e valorização do aperfeiçoamento do exercício profissional, promovendo a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade.