Acusado de matar servidor da prefeitura de Teresina é solto após falta de intérprete para testemunha

O ex-cabo da Marinha, Lourival Bezerra Lima dos Santos, acusado de matar o servidor da Semcaspi, Luciano Silva, foi solto, através da concessão da liberdade provisória. O
juiz Sandro Francisco Rodrigues, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina, concedeu a liberdade provisória após ser constato que não havia intérprete para colher o depoimento da única testemunha do crime, que é surda, muda e analfabeta.

O magistrado acatou um recurso impetrado pela defesa do réu pedindo que fosse retirado do processo o depoimento de uma das testemunhas do crime.“Destaca-se pela análise dos depoimentos a completa inaptidão técnica para a tradução das expressões externadas pela testemunha. É clara a interpretação sem qualquer lastro científico. Existindo clara demonstração de que a prova constante do depoimento da testemunha foi colhida em evidente violação à disposição legal, conclui-se que é ilícita, devendo ser desentranhadas do processo”, afirmou o juiz Sandro Rodrigues na decisão.

O juiz ainda estabeleceu medidas cautelares, como a proibição do acusado de aproximar a menos de 300 metros da principal testemunha do crime, a proibição de manter contato com a testemunha, a suspensão do porte e posse de arma de fogo e proibição de frequentar bares e estabelecimentos de venda de bebida alcoólica.

Entenda o caso

Luciano Silva de Oliveira, servidor da Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), foi assassinado no dia 16 de fevereiro desse ano, na rua João Cabral, no bairro Matinha, na zona Norte de Teresina. O acusado de ser autor do disparo é o cabo da Marinha, Lourival Bezerra Lima dos Santos.