Correia Lima passará por exame criminológico para obter progressão de pena

O ex-coronel da Polícia Militar, José Viriato Correia Lima, condenado a penas que juntas somam 129 anos e 08 meses, de prisão em regime fechado deverá ser submetido a um exame criminológico para obter o benefício de progressão de pena. A determinação foi expedida pela juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.

O exame criminológico consiste na pesquisa dos antecedentes pessoais, familiares, sociais, psíquicos e psicológicos do condenado, para obtenção de dados que possam revelar a sua personalidade e é direcionado a pessoas que cumprem penas em regimes fechados com o objetivo de obter elementos que sirvam para uma adequada classificação do condenado e, principalmente, para a individuação da execução penal.

De acordo com a juíza, a análise que deve ser feita sobre o ex-coronel são será direcionada a suas características pessoais, como a periculosidade, que segundo ela, pode ser observada tanto no interior quanto fora do estabelecimento prisional, “já que, mesmo preso há mais de 20 anos, exerce influência sobre seus pares”. Ressalta ainda que Correia Lima ficou conhecido pela grande influência que possuía junto a políticos, policiais, empresários, juízes e promotores durante o período em que esteve à frente do crime organizado.

A magistrada esclarece ainda que “a mera constatação da boa conduta carcerária para fins de preenchimento do requisito subjetivo para progressão de regime, não se mostra suficiente”, reiterando que é necessário garantir que Correia Lima esteja apto a ser promovido para regime mais brando e, paulatinamente, retornar ao convívio social. E para se chegar à conclusão será necessária sua submissão ao exame criminológico.

Atualmente, o ex-coronel cumpre pena na Penitenciária Mista de Parnaíba e sua defesa requisitou a progressão de regime para o regime semiaberto. O cálculo da pena apontava o dia 07 de agosto de 2020.