Após flagrar superlotação, promotor apreende ônibus escolar irregular em Cocal-PI

A escassez de transporte escolar na rede estadual do município de Cocal do Piauí, tem preocupado inúmeras famílias e estudantes, que dependem do meio de transporte para ir para a escola. O problema é ainda mais agravado, pela falta de pagamento dos motoristas terceirizados.

De acordo com levantamentos realizados pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), apenas sete veículos continuam funcionando na cidade, prejudicando cerca de 30% dos estudantes matriculados na rede de ensino municipal.

“A irregularidade estaria causando superlotação dos transportes e desistência dos alunos de estudar, prejudicando a conclusão do ano letivo. Isto porque a quantidade insuficiente de veículos não oferece cobertura de todas as regiões do município”, informou órgão.

Além disso, as condições do transporte escolar, também são precárias. Recentemente, o Promotor de Justiça Francisco Túlio Ciarlini Mendes, participou da apreensão de um ônibus que estava em desacordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito. Confira no vídeo abaixo:

Por conta dos fatos. o MP-PI instaurou um processo, através da Promotoria de Justiça de Cocal, para investigar investigar a escassez de transporte escolar na rede estadual no município.

O promotor, solicitou a notificação do supervisor municipal de Educação do Estado, Flávio Márcio Cardoso de Brito, e da representante da empresa terceirizadora do serviço, Fátima Costa. Eles deverão informar as providências adotadas para solucionar a situação junto à 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) ou à Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI).

Promotor conversa com estudantes sobre o serviço de transporte escolar oferecido no município. (Foto: MP-PI)