Casos de H1N1 aumentam em 1500% no PI, alerta Sesapi

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quarta-feira (15) que os casos de H1N1 no estado tiveram um crescimento alarmante, se comparados ao mesmo período do ano de 2019.

De acordo com a Sesapi, de janeiro a março de 2020, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI) testou 2.015 amostras, destas 128 positivaram para H1N1. Já no ano passado, de 234 amostras para pesquisadas no primeiro trimestre, apenas uma testou positivo para o vírus, o que significa um aumentou de 1500% no número de casos.

Dessa forma, o Lacen-PI está desenvolvendo uma pesquisa sobre síndromes gripais e síndromes respiratórias agudas graves, com base em resultados de exames realizados em pacientes. Segundo a Sesapi, a linha de crescimento está diretamente ligada à pandemia do coronavírus, uma vez que, as pessoas que sentem os sintomas semelhantes à Covid-19 procuram atendimento para realização dos testes, que acabam identificando outras síndrome gripais.

Lembrando que, no caso do H1N1 há medicação específica para o tratamento, além da vacina, que protege contra formas mais graves da doença.