Siga as Redes Sociais

Saúde

Teresina registra 31 novos casos de Covid-19 em 24h

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O número de casos da Covid-19 em Teresina continua subindo. Mais 31 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. É o que aponta o boletim diário da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). No total, a capital já soma 786 casos de Covid-19 e 22 óbitos pela doença.

“Os números estão em crescimento e refletem o afrouxamento do distanciamento social que temos observado nas últimas semanas. Para reverter o quadro, precisamos novamente aumentar o percentual de isolamento na cidade inteira, só assim teremos como reduzir o número de pessoas contaminadas. É imprescindível que os teresinenses evitem sair às ruas e se mantenham em casa o máximo possível”, alertou a enfermeira Francisca Rodrigues, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

A Prefeitura de Teresina tem tomado medidas para diminuir o contágio pelo novo coronavírus em toda a capital, orientando a população a permanecer em casa e somente sair em casos de extrema necessidade, fazendo uso de máscaras. No final de semana, novas medidas de combate à doença foram anunciadas pelo prefeito Firmino Filho, como a proibição de comercialização de eletrônicos, eletrodomésticos e produtos de vestuários nos supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres, além da obrigatoriedade de realização de testes nos trabalhadores dos serviços em funcionamento na capital.

Paralelo a isso, a PMT vem realizando testes por meio de pesquisa sorológica. Nesse domingo, (10), a quarta etapa da pesquisa de investigação sorológica para conhecer a situação da pandemia do novo coronavírus na capital foi encerrada. Teresina é a primeira cidade do Brasil a ter essa série de pesquisas e, até a terceira etapa, 2.700 pessoas haviam sido testadas.

Saúde

THE: Leitos do Pedro Balzi são realocados para Hospital do bairro Santa Maria

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizou nesta terça-feira (19/01) a transferência dos 20 leitos clínicos do Hospital Pedro Balzi, estrutura de campanha montada durante o pico da pandemia Covid para o Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi.

“Não houve diminuição de leitos Covid na cidade. Nós estamos reorganizando a rede. Os leitos clínicos Covid ficarão concentrados agora no Hospital Monte Castelo e no Mariano Castelo Branco, totalizando 68 leitos. Já os leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) ficarão concentrados no Monte Castelo e no HUT, totalizando 48 leitos de UTI Covid na capital”, informa Gilberto Albuquerquer, presidente da FMS.

Desde o primeiro dia útil do ano, a rede de saúde municipal de Teresina passa por uma reorganização de leitos dedicados à Covid-19, para um melhor aproveitamento da estrutura diante da situação real da doença na cidade.

“As estruturas de campanha foram criadas para serem temporárias e já cumpriram seu papel. Agora vamos transferir esses leitos para unidades hospitalares, mais adequadas e estruturadas”, diz Gilberto.

Continue Lendo

Saúde

Municípios do Piauí recebem vacina contra Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As doses de vacinas que chegaram ao Piauí foram encaminhadas para a Rede de Frios em Teresina para a separação de doses, em seguida, ainda na segunda-feira(18/01), municípios do interior do estado como Campo Maior, Piripiri, Barras, Valença, Oeiras, Amarante e as doses destinadas à Fundação Municipal de Saúde, foram distribuídas ainda ontem.

Nesta terça-feira (19/01) vão receber as doses as cidades de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato,  Paulistana, Fronteiras e Parnaíba. Para estes municípios o deslocamento está sendo feito em aeronave.

Segundo o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, nestes municípios ficam as Centrais Regionais.

“A partir das Centrais, as doses serão distribuídas para todas as cidades do Estado, ficando sob a responsabilidade de cada município a vacinação da sua população. Os profissionais de cada cidade já estão de prontidão, esperando essas doses chegarem. Depois desse processo, a vacinação segue o seu ritmo”, explica Herlon.

A população de cada cidade deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município e ver de que forma está sendo organizada a vacinação. “O Ministério da Saúde já sinaliza com o envio de mais doses. Na medida em que formos recebendo mais doses vamos avançando nas demais fases”, explica o superintendente.

Continue Lendo

Saúde

Médico de 75 anos é o primeiro piauiense vacinado contra a Covid-19

Avatar

Publicado

em

O médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19. A aplicação da dose da vacina CoronaVac aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) durante cerimônia no pátio da Sesapi, na zona sul de Teresina. Dr. Joaquim atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, e já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER.

Segundo o médico Joaquim Vaz, a vacina CoronaVac representa uma luz no fim do túnel. “Esse momento pode ser coroado com o aparecimento dessa luz no fim do túnel, que para nós pode representar o primeiro processo de estagnação, a primeira barreira erguida contra esta pandemia que tanto tem assolado o mundo, o Brasil, e o nosso Piauí. (..) O que me resta é agradecer à Deus por ter a partir de agora um processo de imunização contra o Coronavírus”, disse.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Alburqueque, acredita que em poucos dias mais de 11 mil pessoas estarão livres do Coronavírus, pois a chance é menor de alguém ser contagiada e transmitir a doença. “Nós teremos, em poucos dias, mais de 11 mil pessoas certamente estarão livres desta doença. Diante de uma pandemia dessa que o mundo inteiro se ajoelhou quando chega o nosso principal defensor, que é a vacina, temos que agradecer”, comemorou o Dr. Gilberto.

O governador do Piauí, Wellington Dias, revelou durante o evento que deseja que todos, de norte ao sul do Piauí, sejam vacinados. “No Piauí nós vamos participar, e vamos nos vacinar em cada município do estado. Porque sabemos que o ato de vacinar ele não é um ato egoísta, pensando apenas na sua prevenção de evitar o Coronavírus. O ato de vacinar é um ato de respeito ao outro para que a gente possa garantir as condições de ter, com o ato de nossa vacina, a proteção de outras pessoas. (…) A vacinal, talvez seja a arma mais forte que nós temos para esse inimigo comum, o Coronavírus. Ele continua entre nós, e eu sei que o medo também, mas a partir de hoje, com a vacina, no Piauí, e para o bem do Piauí e de todo o Brasil, eu volto a dizer: nós vamos vencer!”, falou o Wellington Dias.

Confira a lista dos profissionais da saúde que foram vacinados na solenidade:

1°: O médico Joaquim Vaz, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER;

2°: A enfermeira Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, enfermeira da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella;

3°: A enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, técnica de enfermagem e atua há 35 anos na unidade saúde e do Hospital da Polícia Militar, da ala Covid-19;

4°: A técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas também receberá a dose de CoronaVac;

5°: A enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos, de 33 anos, atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.

6°: A médica Amariles de Sousa Borba, de 77 anos, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat