Siga as Redes Sociais

Saúde

Covid-19: Rede de saúde do Piauí já atendeu 86 pacientes de outros estados

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Piauí já identificou 86 casos positivos de Covid-19 em pacientes oriundos de outros estados, a informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (20). São pessoas que foram atendidas e diagnosticadas como casos confirmados, mas que não entram nos boletins epidemiológicos da Sesapi. Seus resultados são encaminhados para seus estados de origem.

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, já foram atendidos nos hospitais do Estado pessoas do Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. E o maior número de pacientes são oriundos do Maranhão e estão ocupando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano.

“Para tentar solucionar esta questão, entramos em contato com Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, que se comprometeu em reforçar os leitos de UTI nas cidades de Chapadinha e Tutoia e, assim, solucionar a questão no norte do Piauí, já que a metade dos leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, estão ocupados por pessoas de outros estados”, afirmou o gestor.

Com relação a Teresina, onde está a maioria dos pacientes, foi instalada uma unidade de terapia intensiva no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon. “Nós solicitamos um acompanhamento da situação dessa cidade e de  Floriano, já que o único paciente na UTI do Hospital Regional Tibério Nunes é oriundo do estado vizinho”, lembra Florentino Neto.

Segundo o secretário, a Sesapi está mantendo um diálogo constante com o Governo do Maranhão para preservar os leitos do Piauí e garantir da forma que foram dimensionados. “O nosso Plano de Contingência foi todo direcionado levando em conta a população do Piauí, por isso que estamos buscando solucionar esta questão”, enfatiza o gestor.

Saúde

Piauí registra cinco óbitos e 351 casos de Covid-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou neste sábado (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 05 óbitos e 351 casos de COVID-19. O estado já registrou 151.397 casos confirmados e 2.950 mortes.

Um homem e quatro mulheres foram vítimas da Covid-19. Ele era da cidade de Manoel Emídio (78 anos). As mulheres eram de Guaribas (75 anos), Parnaíba (66 anos), Picos (73 anos) e São João do Piauí (75 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 151.397 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.950 e foram registrados em 203 municípios. Até agora, morreram 1.730 homens e 1.220 mulheres.

Continue Lendo

Saúde

PI inicia distribuição de insumos para imunização contra a Covid-19 nos municípios; Veja plano de vacinação!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Governo do Estado apresentou o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí aos secretários de Saúde e prefeitos dos municípios piauienses em solenidade realizada nesta sexta-feira (15/01) no Palácio de Karnak. A apresentação foi feita durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). O objetivo do plano é descrever as ações e estratégias definidas para a realização da vacinação contra a Covid-19 estado do Piauí.

No plano, estão contidas todas as estratégias de distribuição, acondicionamento, transporte, público-alvo, farmacovigilância, segurança e comunicação, além de outros pontos que permitirão a realização da ação.

Na primeira fase deverão ser imunizados 229.335 piauienses que fazem parte do Grupo 1, que é composto por trabalhadores da saúde, pessoas com 80 anos ou mais, povos indígenas em terras demarcadas, comunidades tradicionais  ribeirinhas e quilombolas além de pessoas de 75 a 79 anos. Para tanto, o governador Wellington Dias autorizou a distribuição de 200 mil seringas, agulhas e EPIs aos municípios piauienses.

(Clique aqui e veja o plano completo)

A organização da imunização no Piauí já iniciou com a distribuição dos kits com equipamentos necessários para a primeira fase do programa de vacinação no estado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os 224 municípios serão contemplados com os kits que contêm seringas e agulhas, protetores faciais e máscaras N95. Na ocasião, representantes dos municípios de Oeiras, Piripiri, Miguel Alves, Francinópolis e Cocal receberam simbolicamente os insumos.

“Estamos prontos para a vacinação. Apresentamos o plano estratégico e na próxima terça ou quarta-feira deveremos ter a data para começar. Devemos ter, hoje ainda, a definição da chegada dos lotes de vacina nos estados. Fizemos a entrega simbólica dos insumos, mas os caminhões já começarão a se deslocar para distribuir a todos os municípios do Piauí. Precisamos estar organizados em cada município para o mínimo de perda de vacina, seguindo critérios técnicos já definidos para termos o maior aproveitamento”, ressaltou Wellington Dias.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, afirmou que os equipamentos atenderão à primeira fase de vacinação e que já está preparando os insumos para a segunda fase.

“Enviaremos, hoje, os equipamentos de proteção individual, bem como agulhas e seringas para os profissionais de saúde que irão trabalhar na campanha de vacinação. Todos os 224 municípios irão receber. Serão utilizados na primeira fase da vacinação em torno de 200 mil kits e já estamos nos preparando para a distribuição o material destinado à segunda fase, de forma que possamos garantir todas as condições de realização da campanha no estado do Piauí”, disse o gestor.

De acordo com o plano, a vacinação no Piauí seguirá as quatro fases já definidas pelo Plano Nacional de Imunização, obedecendo os critérios dos grupos prioritários, no qual na primeira fase estão os profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos e a população indígena. A segunda fase será anunciada pelo Ministério da Saúde na próxima terça-feira (19). O Plano Nacional de Imunização prevê para o estado do Piauí imunizar 1.113.329 pessoas dos grupos prioritários ao final da quarta fase.

O governador finalizou reiterando que aguarda apenas a definição do ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para iniciar a vacinação no Piauí. “Após um diálogo intenso, chegamos a um entendimento e tivemos o compromisso do ministro Eduardo Pazuello de, na próxima terça-feira, termos a definição do Dia D de vacinação em todo o Brasil. A princípio, cerca de 200 mil doses de vacina vêm para o Piauí na primeira fase. Então, no máximo, até o dia 27 deve ser definido o início e estamos preparados. Ao finalizar essa primeira fase da vacinação, já teremos condições de ter resultados positivos nos próximos meses, com redução de pressão hospitalar e de óbitos”, acredita Wellington Dias.

Continue Lendo

Saúde

Por falta de oxigênio, voo da FAB que traria pacientes de Manaus a Teresina foi adiado; previsão de chegada é para esta sexta (15)

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/FAB

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), comunicou na noite de quinta-feira (14/01), que voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que traria os pacientes de Manaus à Teresina foi novamente adiado.

A previsão era que a aeronave desembarcasse em Teresina por volta da meia noite, mas, a falta de oxigênio impossibilitou a realização da operação.

A FMS, também informou que os pacientes devem chegar ainda nesta sexta-feira (15/01), no entanto, o horário não foi definido.

Leia a nota:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu agora à pouco (22h 39) a informação do Ministério da Saúde de que o avião da Força Aérea Brasileira não vai decolar hoje(14) de Manaus com pacientes com COVID para ser internados em Teresina. O avião não realizou vôo por falta de oxigênio suficiente para a remoção dos pacientes com segurança.
A previsão é Ministerio da Saúde é de realizar a transferência dos pacientes ainda amanhã(15). A FMS aguarda a definição do Ministério da Saúde sobre o novo horário do vôo.

A FAB informou o transporte dos pacientes para outros estados será realizado em duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Equipes de saúde, de Manaus-AM , acompanharão o processo.

O planejamento é de que partirão voos de Manaus (AM) com destino a São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO), transportando pacientes e profissionais de saúde.

Mudança

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou nesta sexta-feira, que da 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, nove serão ocupadas pelos pacientes vindos de Manaus. Entenda:


Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat