Wellington Dias entrega Hospital de Campanha do Verdão

O governador Wellington Dias (PT), inaugurou nesta sexta-feira (29), o Hospital de Campanha do Verdão, montado exclusivamente para atender pacientes com covid-19 no Piauí.

O espaço conta com 103 leitos, sendo 90 clínicos e 13 leitos de estabilização. Este é o segundo hospital de campanha inaugurado no estado. A primeira unidade entregue foi o Hospital Pedro Balzi, montado pela Prefeitura Municipal de Teresina, no Ginásio de Badminton, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Este Hospital de Campanha tem 90 leitos clínicos e 13 leitos de estabilização e tem por objetivo ser uma retaguarda para pacientes que exijam uma condição de tratamento, antes de um estágio mais grave da doença, e assim não precisem de uma UTI. Porque a capacidade do estado em leitos de UTI é muito menor, se a gente já tem dificuldade de profissionais para leitos clínicos, para leitos de UTI, essas dificuldades são muito maiores”, pontuou o governador.

A unidade começará a receber pacientes na próxima segunda-feira, 01 de junho. E conta com cerca de 230 profissionais, que irão atuar nos atendimentos.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, aproveitou a oportunidade para falar sobre a taxa de ocupação de leitos do Piauí.

“Nós temos hoje uma taxa de ocupação de leitos clínicos que nos dá uma situação muito mais confortável do que outros estados. Da mesma forma que a taxa de ocupação de leitos de UTIs. Neste hospital de campanha teremos um trabalho integrado com a rede, numa interlocução com as demais unidades da rede estadual e municipal que vai garantir a entrada e saída de paciente de outros lugares”, explicou.