Hospitais de Teresina tem lotação máxima dos leitos de UTI para Covid: 'Está se exaurindo', alerta Gilberto Albuquerque

O último o boletim epidemiológico divulgado pela Sesapi, apontou que o estado tem enfrentado uma alta na procura de leitos Covid de alta complexidade, chegando a uma taxa de ocupação de 66% em todo o Piauí.

Em Teresina, os hospitais de Urgência, Natan Portela e Getúlio Vargas, atingiram cota máxima de ocupação. O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, falou sobre o tema e fez um apelo à população, para que mantenha as medidas de prevenção, visto o crescimento das internações por Covid-19.

“A situação do serviço público de leitos de UTI já está se exaurindo. Está chegando ao limite e a população precisa ajudar. Neste momento, estamos trabalhando para que a cidade tenha leitos suficientes de UTI e clínicos que possam atender à demanda ovid, que tem aumentado nas últimas semanas”, disse Gilberto, que ainda alertou sobre as perspectivas epidemiológicas.

“A perspectiva epidemiológica é de que essa demanda suba muito na última semana de fevereiro, até o início de março. Com base nisso, estamos adequando 20 leitos de UTI no Hospital do Monte Castelo, mais 35 leitos clínicos. No Mariano Castelo Branco, já temos 35 leitos clínicos adequados, mais sete leitos no Hospital do Dirceu, quatro leitos no Buenos Aires e cinco no Hospital do Satélite”, informou.

Ocupação dos leitos Covid em Teresina:

HUT – 18 leitos UTI, todos ocupados

Hospital do Monte Castelo – 20 leitos UTI, 17 ocupados

HGV – 15 leitos UTI, todos ocupados

Natan Portela – 27 leitos UTI, todos ocupados.

Assisa ao pronunciamento do presidente da FMS: