COE faz alerta para colapso em Teresina e depende lockdown total

O Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE) de Teresina recomendam que a prefeitura adote medidas mais duras, como lockdown total ou distanciamento social ampliado, para evitar o colapso no sistema de saúde. O comitê ainda alerta que a capital vive um risco iminente de colapso.

De acordo com o COE, a epidemia de COVID-19 em Teresina encontra-se em fase de aceleração descontrolada, com situação de vulnerabilidade elevada, ameaça muito alta e risco muito alto ou extremo, com risco iminente de colapso assistencial.

“Os gestores devem aproveitar o tempo extra fornecido pelo “lockdown”para viabilizar o máximo esforço em detectar, isolar, testar e cuidar de todos os casos, para garantir a quarenta de todos os contatos, bem como engajar, capacitar e permitir que as pessoas impulsionem a resposta da sociedade ao tomar as medidas de precaução. A OMS espera que os gestores adotem intervenções direcionadas para onde e quando necessário, com base na situação local”, disse trecho da nota.

O documento é assinado por Amaríles de Sousa Borba, Diretoria de Vigilância em Saúde – FMS, Maria do Amparo Salmito,da Gerência de Epidemiologia – FMS, Walfrido Salmito de Almeida Neto, Coordenador médico do COE-FMS, Kelsen Dantas Eulálio Infectologista – COE-FMS Norma Salmito Infectologista – COE-FMS  e o virologista Marcelo Adriano da Cunha e Silva.

Confira a nota do COE na íntegra!